close

Startup do Paraná é 1º unicórnio do ano no país

MadeiraMadeira, especializada em venda de material de construção e móveis, levanta US$ 190 milhões em rodada de investimento

MadeiraMadeira, primeiro unicórnio brasileiro de 2021

Da esquerda para a direita, Marcelo Scandian, Daniel Scandian e Robson Privado, fundadores da MadeiraMadeira | Foto: Divulgação

A startup curitibana MadeiraMadeira, especializada em venda online de material de construção e móveis, se tornou nesta quinta-feira (7) o 14º unicórnio brasileiro e o primeiro de 2021.

A empresa anunciou que levantou US$ 190 milhões em uma rodada de investimentos de Série E coliderada pelo SoftBank e pela Dynamo. O aporte junto aos investidores elevou o valor de mercado acima da marca de US$ 1 bilhão – o que caracteriza uma empresa apelidada de unicórnio.

Fundado em 2009, o novo unicórnio brasileiro viu suas operações crescerem 100% nos últimos 12 meses, impulsionada com a pandemia do novo coronavírus que forçou a digitalização do varejo brasileiro.

“Acreditamos que ainda estamos no início dessa jornada e agora vamos nos concentrar em expandir nossa presença online e na expansão da nossa logística própria, para oferecer uma experiência ‘omnichannel’ única para nossos clientes”, disse Daniel Scandian, cofundador e CEO da MadeiraMadeira, em nota.

Segundo a empresa, a nova injeção de fundos irá acelerar mais investimentos em tecnologia, logística ponta a ponta, expansão das lojas físicas, experiência do cliente e fusões e aquisições (M&A) estratégicas.

O M&A é um passo importante para a MadeiraMadeira alcançar o objetivo de se tornar o principal destino de produtos e serviços para casa na América Latina.

“Os investimentos nos ajudarão a acelerar algumas iniciativas importantes, incluindo nossa marca própria de produtos, logística e a expansão das ‘guide shops’, que proporcionará uma experiência de loja física única para nossos clientes no segmento de casa e decoração”, comenta Robson Privado, cofundador e COO.

“Com este novo investimento, estamos aumentando o nosso compromisso com a visão de criação de valor de longo prazo da MadeiraMadeira, uma vez que a empresa consolida a sua posição de líder no mercado”, diz Paulo Passoni, sócio do SoftBank, banco que já havia feito outro aporte na startup em 2019. “Desde o nosso primeiro investimento, o time de gestão da MadeiraMadeira entregou tudo o que prometeu e a nossa confiança neles continua crescendo.”

O BofA Securities atuou como assessor exclusivo nesta transação. Outros fundos que participaram da rodada incluem os investidores existentes Flybridge e Monashees, bem como três novos fundos de investimento: VELT Partners, Brasil Capital e Lakewood Capital.

Segundo o CrunchBase, a MadeiraMadeira já havia recebido US$ 148,8 milhões em investimentos antes da rodada desta quinta-feira.

(Com AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra