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Facebook perde usuários pela primeira vez em 18 anos

Empresa perdeu quase US$ 200 milhões, o equivalente a R$ 1 trilhão, após divulgar lucro inferior ao esperado

Meta

Foi o pior dia para a empresa de Mark Zuckerberg desde a abertura do capital em 2012 | Foto: Divulgação

O balanço financeiro do quarto trimestre da Meta, dona do Facebook, mostra que a rede social perdeu usuários pela primeira vez em 18 anos de história, considerando a quantidade de acessos por dia.

Segundo o balanço, o Facebook perdeu cerca de 500 mil usuários diários globalmente nos últimos três meses do ano passado – o número passou de 1,930 bilhão para 1,929 bilhão. A queda foi maior na África e na América Latina – houve perda de usuários também nos EUA e no Canadá. A rede social cresceu na Europa e na Ásia.

As ações da Meta Platforms, proprietária do Facebook, caíram mais de 20% depois que a companhia divulgou lucro líquido menor que o esperado, de US$ 10,285 bilhões no quarto trimestre de 2021.

O resultado representa um recuo de 8% em comparação a igual período do ano anterior, e foi atribuído ao .”aumento da concorrência”. Foi o pior dia para a ação da empresa desde a abertura do capital em 2012. A empresa perdeu quase US$ 200 bilhões (R$ 1 trilhão) em valor de mercado.

Apesar da queda em usuários diários, o Facebook ampliou a base de usuários mensais ativos nas plataformas do grupo, registrando 2,91 bilhões, alta de 4% na comparação com o mesmo período de 2020 – resultado que frustrou o mercado financeiro, que esperava 2,95 bilhões.

O Metaverso, aposta de Mark Zuckerberg como futuro modelo de negócio da empresa, registrou prejuízo de US$ 3,3 bilhões np trimestre. Agora a Meta projeta um ano de 2022 mais difícil. Os fatores que devem frear o crescimento são a inflação e problemas de logística.

O resultado diluído por ação foi de US$ 3,67, aquém da expectativa de US$ 3,85 de analistas consultados pelo FactSet. A receita, por sua vez, foi de US$ 33,671 bilhões, um avanço de 20% em comparação ao último trimestre de 2020. A queda é mais um exemplo do que vem ocorrendo com as empresas de tecnologia de rápido crescimento, que sofrem grande pressão este ano, enquanto os investidores se preparam para uma política mais rígida do Federal Reserve.

Zuckerberg destaca importante crescimento da Meta, novo nome do Facebook

Em nota aos investidores, o CEO e fundador Mark Zuckerberg caracterizou o trimestre como “sólido” e destacou o “importante crescimento” em áreas como Reels, comércio e realidade virtual.

“Continuaremos a investir nestas e outras prioridades ao longo de 2022, à medida que trabalhamos para criar o metaverso”, escreveu.

Para o primeiro trimestre deste ano, a expectativa da Meta é que a receita esteja na faixa entre US$ 27 bilhões e 29 bilhões, o que representaria um crescimento entre 3% e 11% na base anual. (Com AE)

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