close

Aceitação global do Bitcoin deve chegar a 10% até 2030

Relatório de empresa de criptoativos prevê que a adesão deva ocorrer com mais rapidez do que outras tecnologias no passado, como automóveis, smartphones e a internet

Representação do Bitcoin em forma física, com destaque para o logo da criptomoeda e gráficos de sistema financeiro atrás

O Bitcoin já é adotado como moeda legal em países como El Salvador e República Centro-Africana | Foto: Getty Images

Já adotado como moeda legal em países como El Salvador e República Centro-Africana, o Bitcoin (BTC) deve ser aceito mundialmente de forma mais acelerada que outras tecnologias que um dia foram disruptivas, como os veículos e a energia elétrica.

Relatório da Blockware Solutions, que atua no ramo de criptomoedas, aponta que adoção global do BTC deve chegar a 10% até 2030. Na última semana, a cripto sofreu com forte desvalorização e chegou a perder o suporte de US$ 20 mil pela primeira vez desde o fim de 2020. Porém, recuperou valor com o início desta semana.

Saiba mais

A conclusão da Blockware Solutions de baseia numa série de análises sobre as curvas históricas de uso de diferentes inovações ao longo do tempo.

Foram comparadas as taxas de crescimento de automóveis, smartphones, tablets, energia elétrica, rádio, internet, redes sociais e telefone fixo com a do Bitcoin, desde 2009.

Conforme a Blockware Solutions, a previsão do ano em que a criptomoeda deve atingir ao percentual indicado leva em conta uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 60%.

“Todas as tecnologias disruptivas seguem um padrão de curva S exponencial semelhante, mas tecnologias baseadas em rede mais recentes continuam a ser adotadas muito mais rapidamente do que o mercado espera”, diz o relatório.

Fatores de benefício ao uso em massa do Bitcoin

Entre as razões pelas quais o Bitcoin deve atingir uma adesão tão elevada, a Blockware Solutions elenca os incentivos diretos à sua utilização, o ambiente macroeconômico e a internet.

“Do ponto de vista do consumidor, as tecnologias passadas tinham incentivos relacionados à conveniência/eficiência para adotá-las: os automóveis permitiam que você passasse pelo cavalo e a charrete, a adoção do telefone celular permitia que você fizesse chamadas sem estar preso a um telefone fixo, a adoção da internet permitia expandir o alcance do seu negócio muito além do que qualquer marketing analógico era capaz, etc”, justifica a empresa.

“Com o Bitcoin, a adoção direta incentivada financeiramente cria uma teoria do jogo na qual a melhor resposta de todas é adotar o Bitcoin”.

A íntegra, em inglês, do relatório da Blockware Solutions pode ser lida neste link.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra