close

Semana curta terá inflação como destaque

Com feriado na segunda nos EUA e na sexta-feira no Brasil, destaque da agenda da semana fica com o IPCA que será conhecido na quinta

Pessoa olhando os preços no mercado, alusivo à inflação que será conhecida na agenda econômica

Banco Safra estima que o índice de inflação tenha alta de 0,59% na margem, abaixo do registrado em maio | Foto: Getty Images

A agenda econômica e de negócios será mais curta no Brasil devido ao feriado no Estado de São Paulo na sexta, dia 9 de julho, data em que os paulistas comemoram a Revolução Constitucionalista. Bancos e a Bolsa de Valores não funcionam. O feriado foi antecipado na cidade de São Paulo, nos esforços para garantir distanciamento social no ano passado, mas a B3 optou por manter o calendário original.

Nos Estados Unidos, os mercados não funcionam nesta segunda-feira por causa do feriado do Dia da Independência, comemorado domingo, 4 de julho.

Os destaques nacionais da agenda econômica são os dados do varejo relativos a maio e o IPCA – índice oficial da inflação brasileira – em junho.

Em Brasília, começam a aparecer com mais força no radar as discussões sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Caso não seja aprovada nas próximas semanas, não haverá recesso parlamentar na segunda metade de julho.

Agenda econômica – 5 a 9 de julho

Segunda-feira: Feriado nos EUA

Os mercados estarão fechados nos Estados Unidos, o que tende a reduzir o volume de negócios ao redor do mundo.

Os destaques entre os indicadores serão as leituras de PMI em junho calculadas pela Markit para o setor de serviços na China, Japão, Zona do Euro, Reino Unido e Brasil.

O setor é um dos mais sensíveis à pandemia, de modo que os dados serão monitorados com atenção pelo mercado, com o objetivo de avaliar o impacto da variante delta do coronavírus sobre as economias.

Terça-feira: PMI nos EUA

A Markit e o ISM vão divulgar seus respectivos PMIs de serviços para os Estados Unidos em junho.

Além disso, destaque para as vendas de varejo registradas em maio na Zona do Euro e para o índice de confiança levantado pelo ZEW na Alemanha.

No noticiário corporativo, após o fechamento do mercado, a Camil (CAML3) irá reportar seus resultados no 1º trimestre.

Quarta-feira: Varejo no Brasil

O IBGE irá informar pela manhã o resultado do varejo no Brasil em maio. O Banco Safra espera que o volume de vendas tenha alta de 2% ante abril na modalidade restrita.

Essa categoria não considera os segmentos de veículos e materiais de construção.

O setor deve ficar assim 17,3% acima do nível de maio de 2020.

O mercado ainda irá repercutir a produção industrial verificada na Alemanha em maio.

Nos Estados Unidos, o governo irá soltar a pesquisa mensal JOLTs, que mede a escassez de mão de obra no país, a partir, por exemplo, da disponibilidade de empregos não preenchidos.

Mais importante será a divulgação da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

As discussões ocorreram nos dias 15 e 16 de junho e resultaram em um tom mais duro contra a inflação, com projeções de aumentos nas taxas de juros mais cedo do que o mercado esperava.

Os investidores irão buscar, sobretudo, sinais sobre o momento e o ritmo das reduções nos programas de compras de ativos do Fed.

Quinta-feira: IPCA de junho

O IBGE irá anunciar pela manhã a variação do IPCA em junho.

Com a desaceleração esperada em combustíveis, o Safra estima que o índice de inflação tenha alta de 0,59% na margem, abaixo do registrado em maio. Em 12 meses, a alta deve ser de 8,4%.

Nos Estados Unidos, serão conhecidos os dados semanais de seguro-desemprego. A expectativa do mercado é por 350 mil novos pedidos.

À noite, serão divulgados dados importantes de inflação na China. A projeção mediana dos analistas é que os preços aos consumidores subam 1,3% em junho, enquanto os preços aos produtores aumentem 8,7%. A base de comparação é com junho de 2020.

Sexta-feira: B3 fechada

Não haverá negócios na Bolsa brasileira. O feriado de 9 de julho foi antecipado na cidade de São Paulo, mas a B3 optou por manter o calendário original.

Já no exterior, o dia será menos movimentado, com destaque para novos dados econômicos do Reino Unido.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra