close

Petróleo abre semana em alta com restrição da oferta pela Rússia e Arábia Saudita

Bolsas na Europa operam em baixa e futuros nos EUA negociam próximos da estabilidade; confira os destaques do mercado nesta segunda-feira

O Dólar Futuro apresentou queda de -1,34% no último pregão, cotado a 4.914,50 pontos | Foto: Getty Images

A cotação do petróleo apresenta alta após Arábia Saudita e Rússia informarem que manterão restrições à oferta de mais de 1 milhão de barris por dia até o final do ano. O minério de ferro apresenta alta com aumento de otimismo com a demanda da China após noticiário local informar que o governo aumentará suas dívidas e reduzirá pressão sobre os financiamentos locais. Bolsas na Europa operam em baixa e futuros nos EUA negociam próximos da estabilidade em dia de agenda de indicadores econômicos vazia.

O Ibovespa apresentou alta de +2,79% no último pregão, cotado a 118.264,54 pontos. O ativo está em tendência neutra no médio e no curto prazo. Na alta, o ativo possui primeira resistência em 119.600 pontos e, caso rompa esse patamar, poderá alcançar sua próxima resistência em 122.600 pontos. Do lado da baixa, o primeiro suporte se encontra na região de 112.500. O próximo fica na faixa de 110.850 pontos.

Saiba mais

O Dólar Futuro apresentou queda de -1,34% no último pregão, cotado a 4.914,50 pontos. O ativo testa um suporte anterior e se encontra em tendência de baixa no médio prazo e neutra no curto. Do lado da baixa, o primeiro suporte fica na região de 4.895 pontos. Se perder esse patamar, poderá alcançar o suporte seguinte em 4.810. Já do lado da alta, a primeira resistência do contrato fica na região de 5.090 e a segunda em 5.220.

Doméstico:

Pesquisa Focus é destaque da agenda do dia com indicação de expectativas par aa inflação e Selic após decisão de juros e manutenção dos sinais pelo BC. IPCA de outubro será destaque da divulgação da semana, assim como a divulgação de resultados corporativos, como o de Itaú, Bradesco e Petrobras.

Empresas:

Itaú Unibanco: Banco concluiu a venda de sua unidade na Argentina ao Banco Macro por US$ 50 milhões / O impacto não-recorrente da transação será reconhecido no terceiro trimestre
Embraer: Lucro líquido ajustado 3T frustra estimativas
CSN Mineração: Cia foi iniciada como market perform pelo Itaú BBA
Localiza e Movida: Cias foram elevadas a neutras pelo Citi
CVC: Vendas líquidas 3T supera estimativas
Alupar: Subsidiária vence Grupo 2 em leilão no Chile
Gol: Receita operacional líquida 3T frustra estimativas
Eletrobras: Cia decide suspender potencial oferta de ações da CTEEP
BB Seguridade: Lucro líquido 3T supera estimativas

Agenda do Dia:

08:25 – Brasil – Pesquisa Focus
10:00 – Brasil – PMI Composite e Serviços/Outubro
Balanços: Itaú Unibanco, Engie, BB Seguridade, Gol, AES Brasil, Gerdau, JSL, Pague Menos, Tegma, Tim, 3Tentos

Fechamento dia anterior

Ibovespa: 118.160 (+2,70%)
S&P: 4.358 (+0,94%)
Dólar Futuro: R$4,91 (-1,34%)

Atualizações Safra:

Construtoras: Por dentro da temporada de resultados do 3T23

Estamos prevendo resultados mistos para as construtoras listadas sob nossa cobertura no 3T23. As incorporadoras de baixa renda deverão continuar apresentando desempenho superior ao do setor, com as vendas do segmento ainda crescendo, o que, aliado aos preços de venda mais elevados, deverá impulsionar a expansão das receitas e das margens das empresas. Por outro lado, esperamos alguma pressão nas margens no segmento de renda média/alta (maiores vendas de estoques com margens mais baixas), o que, por sua vez, deverá compensar as sólidas vendas trimestrais das empresas. Assim, apesar das receitas robustas, esperamos que os ROEs da maioria das empresas se situem abaixo do seu custo de capital próprio.

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra