Schwarzenegger vai à COP-26 lutar contra políticos ‘estúpidos e mentirosos’
Ex-governador Arnold Schwarzenegger critica políticos que menosprezam as mudanças climáticas e lista coisas que as pessoas podem fazer a favor do meio ambiente
29/10/2021Às vésperas da cúpula climática da COP-26, que começa no domingo, 31, o ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger declarou que o corte das emissões de carbono beneficiará as economias globais.
O ator de O Exterminador do Futuro disse que reduzir o consumo de carne não significa grande sacrifício, mas uma medida que faz bem à saúde e ao ambiente. Ele também apontou para a poluição causada pelo comércio internacional.
Em entrevista à Rádio BBC, Schwarzenegger afirmou que o sucesso econômico contínuo da Califórnia e a criação de empregos provam a redução do dióxido de carbono e o aumento da riqueza andam lado a lado.
Ele chamou de “estúpidos e mentirosos” os líderes que afirmam que o combate às mudanças climáticas prejudica a economia.”Eles são mentirosos, eles são estúpidos. Ou eles não sabem como fazer isso, porque é preciso ter coragem para essa mudança”, argumentou.
Schwarzenegger é forte defensor do meio ambiente
Schwarzenegger tornou-se um forte defensor da energia renovável e do combate à poluição enquanto foi governador da Califórnia, entre 2003 e 2011 – estabelecendo metas para reduzir os gases de escape e as emissões de gases de efeito estufa.
Desde que deixou o cargo, ele tem usado sua fama e influência para promover políticas de redução das emissões de carbono, notadamente com a Iniciativa Climática Schwarzenegger.
O ex-fisiculturista e ator diz que reduziu a ingestão de carne em cerca de três quartos nos últimos anos, e diz que se sente melhor agora.
“Estou comendo mais vegetais, e meu médico do coração disse que minhas artérias pararam de estreitar”, disse ele. “Ganhei saúde e mais tempo de vida.”
Schwarzenegger acredita que a tecnologia está fornecendo soluções e cita seu Hummer – um veículo off-road de estilo militar maciço – que ele mudou de diesel para bateria elétrica como evidência. Segundo ele, o veículo ganhou potência e velocidade com motorização elétrica.
Ele se diz particularmente preocupado com a poluição do ar e com os gases de efeito estufa provenientes do transporte marítimo. Na sua opinião, a melhor forma de combater essa realidade e coprar produtos locais, que não exijam tansportes a longas distâncias.
“Compre produtos locais. Toda vez que você compra algo do exterior, isso prejudica o meio ambiente – isso é a pior coisa que você pode fazer.”
Quando questionado sobre se, como político republicano, deveria apoiar o capitalismo global que impulsiona esse tipo de comércio, o deputado Schwarzenegger rejeitou essa caracterização.
Ele planeja estar nas negociações climáticas em Glasgow na próxima semana, mas não coloca muita fé no sistema – preferindo ver a solução vindo da pressão popular e da mudança tecnológica.
No entanto, diz que continua otimista e ainda acredita: “Não há destino, mas sim o que fazemos para nós mesmos”.