close

As melhores opções de investimentos no cenário global em dezembro

A Carteira Global do Safra envolve papéis nacionais e internacionais negociados na B3, na forma de ações, BDRs, ETFs e FIIs

Gráfico do mercado financeiro

A Top Picks Global é composta por 60% dos ativos no Brasil, 30% nos EUA e 10% em outras partes do mundo | Foto: Getty Images

O Banco Safra divulgou a composição da Carteira Global, seleção de ativos para diversificação internacional em renda variável em dezembro.

O portfólio envolve papéis nacionais e internacionais negociados na B3, na forma de ações, BDRs, ETFs e FIIs. Confira a íntegra da tese de investimentos neste link.

Saiba mais

Para esta tese de investimentos, o Safra avaliou as condições da economia global. De acordo com o banco, nos EUA, o mercado de trabalho continua forte, há um excesso de oferta de vagas gerando um gap entre oferta e demanda de mão de obra de 4,6 milhões postos de trabalho.

Além disso, a inflação permanece pressionada, mas o último dado de preços divulgado trouxe uma leitura mais branda, abrindo espaço para uma redução do ritmo de ajuste nas altas de juros pelo Federal Reserve (Fed, banco central americano).

“Nossa equipe de macroeconomia acredita que o Fed pode encerrar o ciclo de alta de juros com a taxa em 5% a 5,25%, o que pode levar a uma acomodação da atividade econômica norte americana no próximo ano”, informa o Safra.

Já na economia europeia, o impulso monetário e fiscal deve continuar forte, de acordo com o bando. Para o Safra, novos pacotes devem ser anunciados para proteger famílias e empresas da crise energética. “A atividade e o emprego continuam se sustentando e a inflação permanece alta e disseminada.”

Na China, o consumo e os investimentos apresentam desempenho modesto, para o banco. Com isso, a taxa de desemprego ficou em 5,5%, nível levemente abaixo do período pré-pandemia. “A percepção de uma crise de confiança no mercado imobiliário chinês fica cada vez mais forte com a queda no nível de vendas e excesso na oferta de imóveis. Isso tem levado a um desempenho modesto dos investimentos no país”, afirmou o relatório.

Agora, no Brasil, o Safra observa que ocorreu uma estabilização no setor manufatureiro, enquanto o setor de serviços segue em forte expansão. Além disso, a concessão de crédito rotativo continua em forte ascensão e o comprometimento da renda com o serviço da dívida já chega a 29%.

“Esperamos que o consumo das famílias cresça 1,2% em 2023, com expansão moderada dos investimentos e exportações, levando o PIB real a apresentar também desempenho modesto. A PEC da transição permanece em destaque após ser protocolada e seguir para tramitação”, informou o Safra.

Com o cenário internacional desafiador, o Safra realizou somente uma mudança nas recomendações de investimentos para dezembro: sai Goldman Sachs e entra Charles Schwab, também do setor financeiro.

Segundo o Safra, a inclusão do Charles Schwab na carteira TOP Picks Global ocorreu pelo fato do cenário de juros nos Estados Unidos deve permanecer alto por um período maior e isso deve ser benéfico para a ação.

“Além disso, ela está negociando a um valuation descontado em relação a sua média histórica (16x P/L 23 vs média histórica de 10 anos de 22,1x) e o mercado estima que a empresa poderá apresentar em 2023 uma margem líquida de juros acima dos números reportados no período pré-pandemia”, informou o Safra.

A Charles Schwab é uma empresa líder em serviços de investimento, oferecendo corretagem de valores mobiliários, gestão de patrimônio, serviços bancários, custódia e outros serviços para clientes pessoa física e institucionais.

O banco ressalta que a carteira Top Picks Global apresenta a seguinte composição regional: 60% dos ativos no Brasil, 30% nos Estados Unidos e 10% em outras partes do mundo.

Carteira Global Safra (diversificação em renda variável) – dezembro/2022

Empresa (código) – Setor: País – Peso na carteira

  • Itaúsa (ITSA4) – Financeiro: Brasil – 10%
  • Porto (PSSA3) – Financeiro: Brasil – 10%
  • BTG Pactual (BPAC11) – Financeiro: Brasil – 10%
  • Assaí (ASAI3) – Varejo: Brasil – 10%
  • Iguatemi (IGTI11) – Shopping: Brasil – 10%
  • Charles Schwab (SCHW34) – Financeiro: EUA – 10%
  • Microsoft (MSFT34) – Tecnologia: EUA – 10%
  • Lojas Renner (LREN3) – Consumo/Varejo: Brasil – 10%
  • Alphabet (GOGL34) – Tecnologia: EUA – 10%
  • Trend ACWI (ACWI11) – Multisetorial: Mundo – 10%

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra