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Audi Skysphere tem efeito sanfona que estica o carro

Carro conceito desenvolvido durante a pandemia introduz tecnologia que permite ajustar distância entre os eixos, para garantir mais conforto na estrada

Carro conceito estica ou encolhe conforme o modo de condução, esportivo ou autônomo | Foto: Divulgação

O Skysphere, é um esportivo Audi e ao mesmo tempo um carro autônomo. A principal característica é que ele tem dois modos de condução – modo Grand Touring e Sports. Mas a grande inovação é que a distância entre as rodas dianteiras e traseiras pode aumentar ou diminuir conforme o a preferência do condutor.

O novo carro conceito da Audi permite vislumbrar o futuro do design e engenharia da famosa marca de carros esportivos.

O Skyspher, é um esportivo e ao mesmo tempo um carro autônomo, que pode circular sem ajuda do motorista. Na estrada ele pode ficar mais confortável, com distância maior entre os eixos.

O modo Grand Touring é uma espécie de volta aos clássicos grandes carros de turismo da década de 1930, uma configuração de estrada, de dois lugares, baixo, com uma longa distância entre-eixos, capô longo, luxo interior, tudo projetado para um bom desempenho, mas principalmente para longas viagens em estradas.

O modo Sports é para um passeio agressivo e esportivo, com melhor manuseio e mais comandos e conexão com o motorista, conforme explica o site especializado em carros elétricos Electrec.

Audi
Apertando um botão, carro entra no modo autônomo e aumenta a distância entre as rodas dianteiras e traseiras | Foto: Divulgação

Audi Skysphere estica ou encolhe conforme o gosto do condutor

Outros veículos já oferecem diferentes modos de condução, mas o Skysphere traz a grande inovação de mudar toda a sua forma, ampliando ou reduzindo a distância entre as rodas da frente e as traseiras.

O conceito Skysphere consegue reunir os pontos fortes de ambos os tipos de carro por ter uma distância entre-eixos modificável. No modo Grand Touring, o Skysphere tem 5,19 metros de comprimento, enquanto no modo Sports encolhe cerca de 250 mm.

No modo Grand Touring, o volante, pedais e câmbio entram em recesso no painel e proporcionam uma experiência de condução autônoma nível 4. Este é um modo onde motorista e passageiro não precisam se concentrar concentrar na estrada e na direção.

No modo Sports, o interior muda para uma configuração mais focada no motorista, ajustando o banco e aproximando o painel do motorista para proporcionar a experiência de condução. O carro tem um pequeno porta-luvas acima do volante, tamanho grande o suficiente para caber um par de luvas de condução.

Modelo vai de zero a 100 km/h em quatro segundos

A grade do carro tem iluminação variável, que muda com base no modo de condução – e pode sinalizar a outros motoristas que o carro está dirigindo sozinho.

O carro é alimentado por uma bateria de 80kWh na parte traseira, com autonomia de 500 km. A tração é traseira, uma raridade entre os EVs. O motor de 623cv (465kW) entre as rodas traseiras pode levar o carro de 0 a 100km/h em quatro segundos.

O carro foi projetado durante a pandemia COVID-19, forçando os designers a trabalhar em casa, o que reduziu os custos e permitiu uma iteração mais rápida do que o trabalho de design tradicional, incluindo modelagem de argila, amostras de tecido e outras etapas do processo.

Depois de serem projetados no Malibu Design Loft da Audi, os arquivos foram enviados para a Alemanha para produção, e os designers só viram o carro depois que ele foi enviado de volta para a Califórnia para a estreia esta semana.

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