close

Balanços das empresas revelam menos surpresas positivas no 2º trimestre

Última temporada de balanços teve como destaques os setores farmacêutico, industrial e de serviços, na avaliação da Safra Corretora

Balanços

Quase 34% dos resultados vieram acima das expectativas, enquanto no primeiro trimestre o percentual foi de 49% | Foto: Getty images


A Safra Corretora analisou o saldo dos balanços reportados nas últimas semanas pelas empresas do seu universo de cobertura. Em termos de frequência das surpresas positivas, o segundo trimestre de 2022 foi mais fraco do que o primeiro.

Quase 34% dos resultados vieram acima das expectativas, enquanto no primeiro trimestre o percentual foi de 49%. Tiveram resultados dentro do esperado 23% dos resultados, contra 18% no trimestre anterior, e 43% decepcionaram, mais do que os 33% do primeiro trimestre.

Em relação às principais linhas, foi um trimestre positivo em termos de receita (crescimento anual de 20,9%) e Ebitda (+22,5%), mas negativo quando pensamos em lucro líquido (-9,6%). Excluindo Vale e Petrobras, as duas maiores empresas da Bolsa brasileira, a queda anual de lucro foi de 25%. Das 97 empresas analisadas, 17,5% apresentaram prejuízo no período, contra 9,4% no primeiro trimestre.

A queda nos lucros é explicada principalmente pelo efeito do aumento na taxa de juros sobre a alavancagem das empresas nos setores de concessão, varejo e saúde, e por alguns itens não recorrentes quando falamos do setor de utilidades básicas.

Comparando com as estimativas da Safra Corretora, o trimestre superou as projeções de receita, Ebitda e lucro líquido em 3,2%, 4,0% e 2,1%.

Destaques dos balanços setoriais do 2º trimestre

Os destaques setoriais positivos do segundo trimestre de 2022 foram:

Farmácias: Bom crescimento de vendas, com aumento de margem bruta, efeito do ajuste antecipado no preço dos medicamentos);

Serviços financeiros: Melhora de resultados com crédito, proporcionando um sólido desempenho para os bancos, além do bom crescimento de receita e sinistralidade normalizando em BB Seguridade e maior volume transacionado, recuperação de margens e controle de custos da Cielo; e

Indústria: Destaque para Fras-Le, que teve um forte crescimento de receita tanto com a melhora de demanda das montadoras quanto do mercado de reposição.

Confira as análises das empresas na Central de Conteúdo do Banco Safra.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra