close

Banco Central americano mantém taxa de juros

Federal Reserve anunciou nesta quarta-feira, 28, a manutenção da política monetária de estímulo à economia, com juro zero

Sede do Federal Reserve

Taxa de desconto foi mantida em 0,25% e a taxa de juros sobre excesso de reservas em 0,10% | Foto: Getty Images

Os integrantes do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (banco central norte-americano) decidiram nesta quarta-feira, 28, manter a taxa dos Fed funds na faixa entre 0% e 0,25% ao ano.

O Federal Reserve também decidiu manter a taxa de desconto em 0,25% e a taxa de juros sobre excesso de reservas (IOER, na sigla em inglês) em 0,10%.

Política monetária estimulativa

A autoridade monetária, tanto no comunicado da decisão quanto na entrevista do presidente Jerome Powell, reforçou a intenção de manter sua política monetária altamente estimulativa, tolerando inflação acima da meta por algum período e demonstrando total apoio à recuperação da economia.

Após indicar no comunicado que deixará a inflação moderadamente acima da meta de 2% por “algum tempo”, Powell disse que “não é a hora de começar a falar sobre redução de estímulos” e que será mantido “apoio poderoso” até que o nível de atividade nos EUA se recupere.

Em reação, o juro da T-Note de dez anos, que mais cedo foi a até 1,65% e ajudava a pressionar a curva local, inverteu o sinal e caiu para 1,61%. O dólar perdeu força no mundo todo, caindo no Brasil para R$ 5,35 na mínima. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra