Banco Central da Rússia mantém juros em 20%
Autoridade monetária da Rússia já havia elevado os juros de maneira extraordinária em 9,5% para 20% ao ano em fevereiro
18/03/2022O Banco da Rússia (BoR) manteve a taxa básica de juros em 20% ao ano, em decisão de política monetária divulgada nesta sexta-feira.
A instituição já havia elevado a referência de maneira extraordinária, de 9,5% para 20%, no final do mês passado, em meio ao choque econômico causado pela invasão russa da Ucrânia.
Saiba mais
- Confira a íntegra do comunicado do Copom sobre a nova alta dos juros
- Inflação medida pelo IPCA deve ser de 5,8% em 2022
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
“No contexto de uma mudança drástica nas condições externas, o forte aumento da taxa básica do Banco da Rússia em 28 de fevereiro ajudou a sustentar a estabilidade financeira e impediu aumentos descontrolados de preços”, explica o Banco, no comunicado.
Banco Central russo cita transformação estrutural em larga escala
A entidade não cita nominalmente o conflito com os ucranianos, mas ressalta que a economia russa atravessa uma fase de “transformação estrutural de larga escala”, que será acompanhada por uma “temporária, mas inevitável” escalada inflacionária.
Nesse contexto, o BoR reforça objetivo de assegurar uma “gradual adaptação” da atividade econômica para derrubar a inflação à meta de 4%, o que só deve ocorrer em 2024, segundo a previsão do banco.
“No curto prazo, é provável que o efeito de fatores pró-inflacionários seja acentuado por expectativas de inflação altas e não ancoradas”, projeta. (AE)