close

Resultado do Banco do Brasil pode superar expectativas

O valor de mercado do Banco do Brasil hoje é muito baixo para ser ignorado, o que parece já incorporar eventuais riscos de incertezas eleitorais

Banco do brasil

Segundo a análise do Safra, o BB está no caminho certo para cumprir a estimativa de crescimento de volume de 10% em 2022 | Foto: Estadão Conteúdo

Em reunião virtual com a Safra Corretora, a equipe de RI do Banco do Brasil (BBAS3) mostrou que a instituição está preparada para cumprir os principais pontos de seu guidance para o ano, considerando a melhora nos volumes de crédito e renda líquida com juros, e inadimplência sob controle, mantendo, portanto, a melhora dos níveis de rentabilidade.

Após forte desempenho de volume de crescimento do volume de crédito no 2S21, esperamos que o Banco do Brasil cresça em linha com o setor, impulsionado pelas linhas de crédito pessoa física e rural.

Saiba mais

O crédito rural deve ser apoiado pelo novo “Plano Safra”, enquanto no segmento de pessoa física, devemos ver uma combinação de esforço para aumentar a exposição em linhas com maiores spreads (como crédito pessoal e cartão de crédito) e consignado aproveitando o lei recentemente aprovada que aumenta a margem de cap para pessoas físicas.

Segundo o Safra, o banco parece estar no caminho certo para cumprir a estimativa de crescimento de volume de 10% A/A para 2022 e, na faixa intermediária do guidance do BB para o ano.

Apesar da intenção do banco de melhorar o mix entre o segmento de pessoas físicas, ele pode ser mais seletivo nas concessões de crédito para novos clientes.

O NII (renda líquida com juros) deve continuar acelerando ao longo de 2022. Apesar de ter apresentado um crescimento de NII menor em relação ao 1T22, o Safra espera que o crescimento continue acelerando ao longo de 2022. Considerando maior volume médio de crédito, aumento de linhas com maiores spreads (nos segmentos individuais) e reprecificação de spreads.

Em termos de custos de captação, o impacto do aumento da taxa Selic pode ser mitigado por algumas linhas de captação com outros índices (como caderneta de poupança).

Além disso, o BB detém alguns títulos indexados à taxa Selic, o que deve contribuir para a boa expansão dos resultados da tesouraria.

E embora o atual cenário inflacionário tenha trazido alguns desafios para a linha de despesas não decorrentes de juros, o BB vem conseguindo adotar uma série de medidas para conter os efeitos inflacionários no resultado do banco.

Banco do Brasil tem avaliação positiva

O Safra tem visão positiva em relação ao desempenho do Bando do brasil e espera um resultado forte em 2022 (com lucro líquido de R$ 26,1 bilhões próximo ao máximo do guidance do BB).

Não está descartada a possibilidade de o banco superar as estimativas, considerando uma boa combinação de crescimento do NII, custo do crédito em patamares saudáveis, e a contribuição de algumas linhas que estão em bom andamento como: resultado da atualização atuarial da Previdência e equivalência patrimonial de empresas investidas como BB Seguridade e Cielo.

Para o Safra, o valuation do BB é muito baixo para ser ignorado, o que parece já incorporar eventuais riscos de incertezas políticas (derivadas das eleições presidenciais).

De acordo com nossos números, o Banco do Brasil está sendo negociado a 3,7x P/L 2023e, o que representa um desconto de 40% sobre seus pares privados e 42% de desconto sobre sua média histórica de 10 anos. BBAS3. Em termos de P/VP, o BB está sendo negociado a 0,6x, o que parece atraente considerando o atual ROE dos Bancos (de ~17%). Portanto, mantemos o rating de compra para BBAS3 com preço-alvo de R$49,0/ação.

Vale a pena investir em BBAS3?

  • Foco na lucratividade tem reduzido distância para bancos privados;
  • Melhora no controle de custos;
  • Forte presença no agronegócio;
  • Baixos níveis de inadimplência e expansão de crédito mais prudente;
  • Ampla presença no Brasil;
  • Parcerias para alavancar escala e reunir conhecimentos.

Quais são os principais riscos de BBAS3?

  • A frente política, pois a eleição de 2022 pode trazer incertezas sobre eventuais mudanças na alta administração;
  • Risco macroeconômico, como desaceleração da atividade ou aumento da percepção de risco-país;
  • Aumento do índice de inadimplência acima do esperado;
  • Concorrência mais acirrada de outros bancos;
  • Possíveis impactos de uma reforma tributária (a exemplo do imposto de renda sobre pagamentos de dividendos);
  • Mudanças regulatórias (por exemplo, open banking, novos recursos de pix);
  • Disrupção tecnológica; e
  • Frente geopolítica, dado que o recente conflito no Leste Europeu pode impactar o agronegócio brasileiro, dadas as pressões de preços na cadeia produtiva.

Sobre o Banco do Brasil (BBAS3)

O Banco do Brasil (BBAS3) é uma instituição financeira brasileira, constituída na forma de sociedade de economia mista, com participação do governo federal em mais de 50% das ações.

Segundo dados do próprio banco, a empresa possui 15.133 pontos de atendimento distribuídos pelo país, entre agências e postos de atendimento, sendo que 95% de suas agências possuem salas de autoatendimento (são mais de 40 mil terminais), que funcionam além do expediente bancário. Possui ainda opções de acesso via internet, telefone e telefone celular. Está presente em mais de 21 países além do Brasil.

Listado na B3, o Banco do Brasil tem suas ações negociadas sob o ticker BBAS3.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra