Bancos estão entre as oito instituições com maior Índice de Confiança Social
A metodologia tem uma escala de zero, que representa nenhuma confiança, a cem, muita confiança. Os bancos estão em oitavo lugar com nota 61
20/07/2023Os bancos aparecem entre as oito instituições brasileiras com maior índice de confiança dos brasileiros na pesquisa Ipec. O ranking mede a popularidade das organizações da sociedade civil, Ministério Público, governos municipais, Poder Judiciário e Justiça, eleições e sistema eleitoral, governo federal, sindicatos, Congresso Nacional e partidos políticos.
A pesquisa Ipec foi realizada entre os dias 1º e 5 de julho e entrevistou 2.000 pessoas em 127 municípios. A metodologia tem uma escala de zero, que representa nenhuma confiança, a cem, muita confiança. Os bancos estão em oitavo lugar com nota 61. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. No topo da lista aparecem os Bombeiros, com 50%. Em seguida estão a Polícia Federal e as igrejas. Confira o ranking do Índice de Confiança Social (ICS):
Pesquisa Ipec mostra instituições ou grupos sociais líderes em confiança:
- Bombeiros 87
- Polícia Federal 70
- Igrejas 70
- Escolas públicas 67
- Forças Armadas 66
- Polícia 64
- Empresas 62
- Bancos 61
- ONGs 59
- Ministério Público 58
- SUS 56
- Mídia 56
- Prefeitura 54
- Justiça 53
- Justiça eleitoral 53
- Presidente da República 50
- Sindicatos 48
- Partidos Políticos 34
Nos primeiros meses do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a confiança dos brasileiros no presidente da República atingiu o maior patamar desde 2012, segundo levantamento do Ipec . O petista somou 50 pontos no Índice de Confiança Social. O número atual é nove pontos percentuais maior do que o registrado em 2022, último ano da gestão de Jair Bolsonaro (PL).
Saiba mais
- Safra Faraday Ações reúne cotas dos melhores fundos de investimento do mercado
- Entenda a perspectiva positiva da renda variável no segundo semestre
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Em 2019, primeiro ano do governo Bolsonaro, o índice foi de 48. Em 2020, ano em que começou a pandemia de covid-19, a confiança no chefe do Executivo registrou uma leve queda para 46 pontos e, posteriormente, passou para 32 pontos em 2021. No ano eleitoral, em 2023, foram 41 pontos.
A pesquisa também mostra um cenário positivo para organizações políticas. O Congresso Nacional, pela primeira vez na série histórica, alcançou a marca de 40 pontos no índice de confiança. Os partidos políticos, por sua vez, chegaram aos 34 pontos, também o maior nível. O Índice de Confiança Social começou a ser mensurado em 2009. (Com AE)