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Barbie espalha onda rosa e fatura US$ 22,3 milhões na estreia mundial

No Brasil, o filme Barbie foi o segundo maior público em dia de estreia desde 2014; liderança ainda é de Vingadores: Ultimato, de 2019

Barbie no cinema

Margot Robbie, que interpreta Barbie no filme que chega com centenas de lançamentos de produtos de consumo | Foto: Divulgação

O filme “Barbie”, baseado na popular boneca da Mattel, arrecadou US$ 22,3 milhões em vendas de ingressos nas primeiras exibições nos cinemas dos Estados Unidos, informou a Warner Bross. Com isso, o filme supera outros grandes lançamentos recentes, incluindo Guardiões da Galáxia III, que arrecadou US$ 17,5 milhões em maio, e Top Gun: Maverick, do ano passado, com US$ 19,3 milhões.

No Brasil, onde estreou na quinta-feira (20), Barbie foi o segundo maior público em dia de estreia desde 2014, com quase 1,2 milhão de pessoas e arrecadação de R$ 22 milhões, segundo a Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex (Abraplex). A liderança ainda é de “Vingadores: Ultimato” (2019) com 1,6 milhão de pessoas e quase R$ 30 milhões arrecadados na estreia.

Os números da Barbie nos cinemas norte-americanos incluem prévias de quinta à noite e exibições na quarta-feira para convidados, com algodão doce grátis e outros prêmios para quem fosse vestido de rosa. No lançamento, a ação da Mattel subiu 1%, para US$ 21,20, na Nasdaq. Pode ser sinal de uma recuperação para a dona da Barbie, que nos últimos 12 meses acumula desvalorização de 5,2% na sua ação.

A fabricante de brinquedos Mattel lançou uma campanha de marketing agressiva no lançamento, com contratos de percaria com dez marcas, de roupas a hambúrguer com molho cor-de-rosa. A companhia vai lançar produtos licenciados de outras cem marcas ainda em julho.

Saiba mais

Barbie chega com anda de lançamentos de produtos cor-de-rosa

A Mattel lançou uma linha especial de bonecas para o filme, com preços a partir de R$ 349,99, com roupas inspiradas no figurino dos atores Margot Robbie, que interpreta Barbie, e Ryan Gosling, que faz o namorado Ken. O foco dos lançamentos está no mercado de moda. A marca Ipanema lançou dois modelos de chinelos de R$ 39,99 a R$ 59,99 com estampas inspiradas em Malibu, na Califórnia.

As varejistas Renner, C&A e Riachuelo lançaram linhas de roupas exclusivas, com peças femininas, masculinas e infantil. A Riachuelo lançou itens de cama, mesa e banho, incluindo utensílios de cozinha, toalhas, jogos de lençol e capas de almofada.

A marca de biscoitos artesanais Biscoitê promove até 10 de setembro no shopping JK Iguatemi, em São Paulo, a Barbie Dreamhouse Experience, em que uma casa temática da Barbie foi criada para que o público possa interagir e tirar fotos. A Melissa lançou uma coleção de tamancos de R$ 299,99 e colocou um modelo de carro da Barbie na Galeria Melissa São Paulo, na Rua Oscar Freire.

O Burger King lançou um molho cor-de-rosa em um hambúrger temático da Barbie, vendido a R$ 36,90. E também um milk shake rosa, acompanhado de donut, a partir de R$ 21,90.

A Mattel registrou receita de US$ 1,4 bilhão no ano passado, queda de 22% em relação a 2021. O lucro líquido caiu de US$ 210 milhões para US$ 16 milhões ao final de 2022. Para este ano, a Mattel espera lucro por ação ajustado entre US$ 1,10 e US$ 1,20, ante US$ 1,25 ao longo de 2022. Já o Ebitda ajustado está estimado entre US$ 900 e US$ 950 milhões, ante US$ 968 milhões entre janeiro e dezembro do ano passado.

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