BDRs: o que saber antes de investir em ações no exterior
Este tipo de aplicação financeira permite investir em ações de empresas internacionais, sendo uma alternativa acessível para diversificar a carteira
11/10/2023Antes restrita a grandes investidores, as Brazilian Depositary Receipts, conhecidas pela sigla BDR, tem se tornado cada vez mais populares para investidores pessoa física nos últimos anos. As BDRs possibilitam acesso a investimentos internacionais e são uma opção mais acessível para quem quer expandir sua carteira além de ativos nacionais. Esse formato facilita o acesso de investidores brasileiros a empresas estrangeiras sem a necessidade de abrir uma conta no exterior – o que exige conhecimento sobre corretoras do mercado internacional, além de ser opção mais custosa e burocrática.
Contudo, apesar da facilidade de acesso às BDRs, é importante ter afinidade com a avaliação e a compra e venda de ações internacionais antes de investir.
Saiba mais
- Carteira Top 10 BDRs tem valorização de 415% em quatro anos
- Fundos imobiliários: melhores opções para investir no mês de outubro
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
O que é BDR?
Um produto de investimento que representa ações de empresas estrangeiras negociadas em bolsas de valores fora do Brasil.
BDRs: o que saber antes de investir?
- BDRs não são ações. Eles são certificados de depósito.
Apesar de proporcionar acesso a ações estrangeiras, BDRs apenas representam ações emitidas por empresas estrangeiras e negociadas no Brasil.
- Não há isenção de Imposto de Renda (IR). É necessário declarar lucros e a compra de BDRs.
Quem tem BDR precisa declarar Imposto de Renda quando tem lucros ou quando a compra é superior a R$ 1.000. Além disso, os dividendos recebidos também devem ser constar na declaração.
- Nem todos os BDRs pagam dividendos. Os critérios de tributação são diferentes dos aplicados às ações brasileiras.
Se a empresa pagar dividendos, os detentores de BDRs também receberão uma parte dos lucros – ou seja, o pagamento é determinado pela empresa emissora das ações que lastreiam o BDR.
Vale a pena investir em BDRs?
Essa opção é importante e utilizada muito para diversificação da carteira e proteção do patrimônio, pois permite investimentos em empresas de diferentes países, como Estados Unidos, China e Japão, e reduz a exposição a riscos em um único mercado ou setor. Além da importância da diversificação, este é uma alternativa para aproveitar o bom momento da renda variável.
As BDRs também têm taxas mais acessíveis e são mais flexíveis do que outras alternativas de investimentos no exterior, como fundos de investimento que aplicam em ativos internacionais.
Como todo produto de investimento, é importante atentar-se aos riscos envolvidos. No caso das BDRs, um dos principais é o risco cambial, pois flutuações do dólar podem interferir no preço e rendimento de BDRs negociados no Brasil. Isso deve ser considerado mesmo que a BDR não seja dolarizada, já que a maioria desses papéis é lastreado no mercado norte-americano.
O passo a passo para investir em BDRs
Os primeiros passos são ter uma conta em uma instituição financeira que ofereça BDRs e faça as aplicações e checar se este tipo de produto se aplica ao seu perfil de investidor.
A partir daí, existe um trabalho contínuo. É importante que o investidor estude os papéis e empresas que pretende investir, acompanhe o desempenho dos BDRs e faça ajustes na sua carteira de investimentos, se necessário.
No Safra, há uma opção de produto que traz ainda mais praticidade. A Carteira Safra Top 10 BDRs seleciona mensalmente as melhores aplicações em Brazilian Depositary Receipts com a curadoria dos especialistas do Safra na seleção de ativos. Além disso, ela tem execução automática, na qual o investidor aplica uma vez e têm as dez ações selecionadas automaticamente em sua carteira todo mês – assim, não há necessidade de se preocupar com realocações mensais. O produto não tem taxa de performance.
Na seleção de setembro, há empresas gigantes da tecnologia, como BDR da Apple, Microsoft, Amazon e Netflix, e também de outros setores, como PepsiCo e American Express. A seleção acumula rendimento de 9,71% no ano.
Saiba mais:
Acompanhe a cobertura mensal desta carteira no Especialista
Para quem prefere investir em Fundos de Investimentos, o Safra Consumo Americano oferece acesso a BDRs de empresas norte-americanas listadas na B3 ligadas ao setor de consumo e tecnologia. É uma alternativa para acessar o mercado internacional sem variação cambial. O fundo tem rendimento de 23,29% no ano.
Para investir na Carteira Top 10 BDRs ou no Safra Consumo Americano, procure seu gerente, especialista ou trader. Caso ainda não seja cliente Safra, abra sua conta e invista com o suporte e conhecimento de mais de 180 anos de história no mercado financeiro.