close

Bia Haddad volta ao Top 100 da WTA e pode fechar o ano entre as 80 melhores

Após mais de um ano afastada das quadras, a tenista sobe 21 colocações no ranking; Roger Federer pode deixar o Top 20 da ATP

A tenista Bia Haddad

Após doping e diagnóstico de tumor na mão esquerda, a atleta recupera posições na lista da qual estava fora desde 2019 | Foto: Agência Brasil

Bia Haddad voltou ao Top 100 da WTA (Associação de Tênis Feminino). A tenista subiu 21 colocações, alcançando o 94º posto.

Como ainda tem mais torneios pela frente, Bia pode encerrar 2021 no Top 80. Até hoje, sua melhor posição foi a 58ª, conquistada em 2017.

O retorno ao Top 100 confirma a recuperação da tenista, que ficou afastada das quadras por mais de um ano, sendo dez meses por suspensão ao ser pega no exame de doping e outros três por causa da pandemia de covid-19.

Ao retornar às quadras, a atleta foi diagnosticada com um tumor benigno na mão esquerda, com a qual joga. Por esse motivo, ela teve de se afastar por mais 90 dias das competições.

Bia Haddad se destacou pelos resultados no WTA 1000 de Indian Wells, nos Estados Unidos, há quatro anos.

Ela conquistou a maior vitória de uma brasileira na era aberta do tênis, iniciada em 1968, ao superar a tcheca Karolina Pliskova na terceira rodada.

Pliskova era a número três do mundo, cabeça de chave número 1 e é a atual vice-campeã de Wimbledon.

Haddad estava fora do ranking desde setembro de 2019, após ser derrubada para a 1339ª e última posição da lista por causa do doping.

Bia Haddad sobe, Roger Federer desce

Roger Federer, po sua vez, foi ultrapassado pelo norueguês Casper Ruud e pelo polonês Hubert Hurkacz, e aparece agora na 11ª posição no ranking da ATP com 3.285 pontos.

A situação do tenista tende a piorar. A diferença para os jogadores que estão logo abaixo é pequena e o suíço, que está com o joelho machucado, tem 900 pontos a descartar na temporada.

Ao todo, são 500 do título na Basileia e 400 do ATP Finals, ambos em 2019.

Com isso, a chance de Federer deixar o Top 20 depende do rendimento de outros tenistas.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra