Biden prepara plano de contingência com fabricantes de vacinas
O presidente dos Estados Unidos anunciou que está negociando com os laboratórios Pfizer, Moderna e Johnson & Jonhson para reforçar vacinação
29/11/2021O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que sua equipe já está trabalhando em um plano para conter o avanço da covid-19 e sua nova variante ômicron. O contato está sendo feito com as fabricantes de vacinas contra a doença Pfizer, Moderna e Johnson & Jonhson, para o caso de mais doses serem necessárias, afirmou.
Biden disse que, durante o inverno que se aproxima no país, o vírus será combatido com mais testes e vacinação, não com lockdowns. “Com pessoas vacinadas e uso de máscaras, não há necessidade de lockdowns”, reforçou.
“No momento, acreditamos que não precisaremos de medidas adicionais”, afirmou, sobre o avanço da nova variante. “Como fizemos com a delta, vamos combater e vencer a cepa ômicron”.
Até o momento, os EUA não notificaram qualquer registro da nova variante em seu território.
Biden não vê necessidade de ampliar restrições a viagens no momento
Joe Biden disse que, no momento, não vê necessidade de ampliar restrições de viagens a outros países por conta do surgimento da cepa Ômicron do coronavírus.
Ele afirmou que as restrições foram impostas à África do Sul, onde a variante foi identificada pela primeira vez, e países da região para dar tempo de que os americanos se vacinem ou recebam suas doses de reforço contra a covid-19.
O líder americano elogiou a transparência e eficiência da África do Sul em identificar e notificar os países sobre a nova cepa. Biden pontuou que o combate à covid-19 exige um esforço global. “Nós doamos mais vacinas que todos os outros países juntos. Precisamos que outras nações também ajam”, afirmou. (AE)