close

BNDES apoiará projetos de startups sustentáveis

“Programa BNDES Garagem” seleciona aceleradoras e startups para impulsionar projetos que promovam o desenvolvimento sustentável

Prédio do BNDES

Consórcio AWL, juntamente com o banco, vai apoiar projetos de áreas como saúde e educação | Foto: Divulgação

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social anunciou a aceleradora de startups sustentáveis vencedora da 2ª Edição do Programa BNDES Garagem.

O consórcio AWL (Artemisia, Wayra Brasil e Liga Ventures) executará neste ano um projeto de aceleração de startups que tenham projetos sustentáveis junto com o banco de fomento.

A proposta da AWL foi a vencedora entre outras dez enviadas por 23 empresas.

+ Presidente do BNDES valoriza conceito ESG

A aceleradora selecionada pelo BNDES participará de seleções de empreendedores de todo o Brasil que tenham ideias de negócio que promovam o desenvolvimento sustentável.

As startups com projetos sustentáveis selecionadas receberão aconselhamento e apoio na aproximação com investidores.

O BNDES não exigirá participação acionária em nenhum dos negócios que forem escolhidos.

Os empreendedores interessados devem acompanhar os anúncios na página oficial do programa. Lá também estão disponíveis vídeos com cases de startups participantes da 1ª edição.

Ciclos do programa de startups sustentáveis

O Programa BNDES Garagem terá três ciclos, com áreas de atuação das startups candidatas pré-definidas.

No primeiro ciclo terão prioridade empreendedores que desenvolvam soluções para saúde, educação, sustentabilidade, govtech (soluções tecnológicas para governos) e cidades sustentáveis.

Cada ciclo do programa de startups sustentáveis do BNDES vai durar de três a quatro meses e deve contar com até 45 participantes. Juntos, os três ciclos devem apoiar até 135 startups sustentáveis.

Para prevenir a transmissão da covid-19, o primeiro ciclo será semipresencial. Para os ciclos seguintes, a previsão é que os trabalhos aconteçam de forma presencial, no Rio de Janeiro – a depender da evolução da pandemia.

O programa

O 1º BNDES Garagem teve a participação de 79 empresas, que foram selecionadas entre mais de 5 mil inscritas oriundas de 669 cidades.

De acordo com o banco de fomento, 74 startups concluíram os ciclos do programa, com grau de satisfação de 75% das participantes.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio