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Bolide Bugatti tem edição limitada de R$ 30 milhões

Modelo da marca de carros esportivos francesa terá apenas 40 unidades produzidas para lançamento a partir de 2024

Bolide Bugatti

Aerodinâmica do Bolide Bugatti garante excepcional capacidade de retenção na pista | Foto: Divulgação

A fabricante de supercarros Bugatti transformou um protótipo experimental em um hipercarro de edição limitada de 4,8milhões de euros, o equivalente a R$ 30 milhões.

As entregas do Bugatti Bolide começam em 2024. O nome Bolide vem de uma gíria francesa que significa “carro rápido”.

Descrito pela Bugatti como leve e incrivelmente rápido, os modelos são projetados para grudar na pista como cola graças ao design aerodinâmico.

Bugatti Bolide pode chegar a 320 quilômetros por hora

O novo Bolide é alimentado por um motor a gasolina W16 de 8,0 litros. O carro pode acelerar de repouso a 100 km/h em menos de 3 segundos e pode chegar a uma velocidade máxima acima de 320 quilômetros por hora.

A empresa disse que a ênfase está na aerodinâmica do carro, que dá ao modelo uma excepcional capacidade de retenção na pista. Construído com materiais leves, o modelo pesa apenas 1.450 kg.

“O novo carro hiperesportivo será levado à maturidade de produção nos próximos três anos, com sua entrega programada para 2024 e limitada a 40 unidades”, disse a montadora francesa. A empresa disse que quando apresentou seu conceito tecnológico no ano passado, pensava em um veículo experimental.

A equipe da Bugatti disse que o Bolide nasceu de uma pergunta: “E se a Bugatti construísse um veículo radicalmente leve em torno do lendário motor W16 de 8,0 litros?”

Homenagem ao passado glorioso do automobilismo

“O resultado foi o estudo experimental do Bugatti Bolide como um carro hiperesportivo orientado para pista de corrida com um motor W16 baseado em produção e carroceria mínima projetado com o máximo de força aerodinâmica”, informou a companhia.

Segundo a empresa, o design do veículo presta homenagem ao glorioso passado de automobilismo da marca na década de 1920. Os numerosos dutos de ar e a parte dianteira delicada lembram mais carros de Fórmula 1 aerodinamicamente sofisticados do que um carro hiperesportivo, e dominam seu visual.

Para garantir padrões de segurança de acordo com as regras de corrida da FIA, os designers e engenheiros da Bugatti estão atualmente aprimorando a aerodinâmica e o manuseio.

Para ajudar a garantir a máxima segurança e conforto, a Bugatti também desenvolveu uma série de novos componentes como um sistema automático de extintor de incêndio, travamento central da roda, cinto de segurança de seis pontos e compatibilidade com um sistema ‘HANS’ projetado quando usado com capacete para proteger o pescoço, cabeça e tronco superior.

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