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Boticário lança fragrância que reproduz cheiro da Baía da Guanabara

Perfume com cheiro original da Guanabara chama a atenção para a situação da baía que recebe quase 100 toneladas de lixo por dia

ESG

Especialistas do Boticário identificaram os odores presentes na região e realizaram a leitura de seus elementos originais | Foto: Divulgação

O Boticário lançou uma fragrância inédita que reproduz o cheiro original da Baía de Guanabara. Com 380 quilômetros quadrados, a segunda maior baía em extensão do litoral do país recebe 98 toneladas de lixo por dia – segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

A fragrância faz parte do Projeto Extinto, que tem por objetivo alertar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e da gestão de resíduos sólidos. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza (FGB). O lançamento é o primeiro de uma edição limitada de produtos que não serão comercializados e foram desenvolvidos para constituir um chamado urgente sobre o risco de degradação ambiental de áreas naturais em decorrência da poluição e do descarte incorreto de resíduos.

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Baía da Guanabara recebe quase cem toneladas de lixo por dia | Foto: Getty Images

Atualmente, no Brasil, apenas 1,1 milhão das 27,7 milhões de toneladas de resíduos recicláveis gerados anualmente têm o destino adequado – índice muito abaixo de países como Chile, Argentina e Turquia. O Brasil recicla apenas 4% de todo o lixo descartado diariamente.

Desde 2006. o Boticário desenvolve programa Boti Recicla – o maior programa de logística reversa do Brasil em pontos de coleta, segundo a empresa que está presente em 1650 municípios brasileiros.

“O Projeto Extinto parte de um conceito que defendemos em todas as nossas ações e comunicações: só existe beleza, se existir planeta”, afirma Marcela de Masi, diretora-executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário. Ela explica que o projeto busca dar visibilidade a temas relevantes para a agenda de ESG, “reforçando o compromisso e papel da marca como agente transformador dessa realidade”.

Boticário identificou odores originais que sobreviveram à degradação ambiental

Para criar a fragrância sem extrair nenhuma matéria-prima da área preservada, perfumistas do Boticário viajaram até o Recôncavo da Guanabara e captaram, por meio da tecnologia Headspace, amostras das moléculas aromáticas do ambiente.

A partir de uma análise, os especialistas identificaram os odores presentes na região e realizaram a leitura de seus elementos originais, que não podem mais ser encontrados fora da região preservada devido á devastação.

O último passo foi a reprodução fiel do cheiro por meio de matérias-primas sintéticas. O desenvolvimento e pesquisa para chegar à fragrância, com notas que expressam o frescor das águas e o verde exuberante das florestas, levou cerca de seis meses. O produto é vegano e composto por 93% de ingredientes de origem natural, rastreáveis, orgânicos e de cadeia circular – além de uma baixa porcentagem de elementos sintéticos.

A escolha do local para o início da expedição, que deve avançar em outros continentes, deve-se à relação da empresa com a Fundação Grupo Boticário, que investiu mais de R$13 milhões nos últimos 5 anos na região.

Criado pela AlmapBBDO, o Projeto Extinto passará por quatro outros continentes. Nos próximos meses, O Boticário lança fragrâncias inspiradas nos cheiros de outras paisagens, ao redor do mundo, ameaçadas pela poluição: Calábria, na Europa, Ilha de Madagascar, na África, Nova Delhi, na Índia, e Camberra, localizada na Oceania.

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