Brasil tem mais de 75% da população com uma dose das vacinas
País ultrapassou 80% da população adulta imunizada; vacinação em crianças pode começar ainda este mês
02/01/2022O Brasil ultrapassou no primeiro final de semana do ano a marca de 75% da população total (161.236.948 pessoas) com ao menos uma dose das vacinas disponíveis no país. Estão completamente vacinados mais de 67% dos brasileiros. Na população adulta, são mais de 80% com o ciclo completo de imunização.
Os dados são do consórcio de veículos de imprensa. O levantamento informa ainda que, até às 20h deste sábado, a dose de reforço foi aplicada em 26.352.545 pessoas, o que corresponde a 12,35% da população.
Somando a primeira dose, a segunda, a única e a de reforço, o Brasil chegou a 330.997.554 doses aplicadas desde o começo da campanha de vacinação, há um ano.
O número da imunização no Brasil pode ser maior: durante do final de semana 16 estados não informaram sobre o avanço vacinal.
População infantil deve começar a receber a vacina ainda em janeiro
Os números divulgados pelo consórcio informam sobre a população geral. Até agora, no Brasil, a vacina só foi aplicada em pessoas a partir dos 12 anos de idade.
Esse quadro deve mudar ainda este mês. Segundo o Ministério da Saúde, a posição favorável à vacinação poderá ser formalizada no dia 5 de janeiro, após o fim do prazo da consulta pública aberta para tratar da questão, se a recomendação for mantida.
A abertura da consulta pública foi criticada por especialistas como uma forma de protelar a decisão já adotada em vários países do mundo.
“A recomendação do Ministério da Saúde é pela inclusão das crianças de 5 a 11 anos na Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), conforme posicionamento oficial da pasta declarado em consulta pública no dia 23 de dezembro e reforçado pelo ministro da Saúde em manifestações públicas”, diz a nota. (Com agências)