Braskem é excluída do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3
Velocidade de deslocamento da mina da Braskem em Maceió aumenta e B3 exclui empresa do Índice de Sustentabilidade Empresarial
05/12/2023A velocidade deslocamento da mina da Braskem que está sob risco de colapso aumentou levemente entre segunda-feira à tarde e essa terça pela manhã, segundo boletim da Defesa Civil de Maceió. Conforme o órgão, a velocidade vertical estava em 0,27 centímetro por hora nesta manhã, de 0,26 centímetro por hora na segunda-feira, com uma movimentação de 6,5 centímetros em 24 horas. Apesar da leve aceleração, a velocidade é bastante inferior à vista no fim da semana passada.
Desde o início do deslocamento, a mina 18 – que era usada para extração de sal-gema, nas imediações da Lagoa Mundaú e na região do antigo campo do CSA, no bairro do Mutange – já se deslocou 1,86 metro.
A Bolsa de Valores de São Paulo (B3) informou que as ações da Braskem foram excluídas do Índice de Sustentabilidade Empresarial. A decisão considerou os quatro pilares divulgados no chamado “Plano de Resposta”: o impacto ESG da crise, a gestão da crise pela companhia, o impacto de imagem da crise na empresa e a resposta da companhia à crise.
“A decisão não deve ser tomada como pré-julgamento das responsabilidades da companhia, mas decorre da aplicação do disposto na metodologia do ISE , conforme critérios estabelecidos na política de gestão de riscos do índice’”, diz o comunicado da B3.
A Defesa Civil informa ainda que segue em alerta máximo devido ao risco iminente de colapso da mina. “Por precaução, a recomendação é clara: a população não deve transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo”, diz o boletim.
Junto com a Lagoa Manguaba, a Laguna Mundaú forma o Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM), usado como fonte de renda por pescadores e marisqueiras.
Mina de sal-gema da Braskem afeta pescadores de Maceió
Na segunda-feira, a Prefeitura de Maceió se reuniu com o Ministério da Pesca para solicitar o seguro defeso para os pescadores atingidos pelo deslocamento da mina de sal-gema.
Além disso, segue a agência, o Ministério Público Federal e de Alagoas e a Defensoria Pública da União expediram uma recomendação para que a Braskem garanta auxílio-financeiro para pescadores e marisqueiras atingidos pela interdição da Lagoa Mundaú em até cinco dias. (Valor Econômico)