BuzzFeed demite 15% do quadro de pessoal e encerra divisão de notícias
Empresa decide cortar custos em jornalismo e investe em mídia social e inteligência artificial para aumentar as vendas
20/04/2023A BuzzFeed informou, nesta quinta-feira, 20, que demitirá cerca de 15% de sua força de trabalho e encerrará o BuzzFeed News como uma empresa autônoma, à medida que o fundador e CEO Jonah Peretti disse que a empresa enfrenta “mais desafios do que posso contar nos últimos anos.”
O diretor de receita, Edgar Hernandez, e o diretor de operações, Christian Baesler, deixarão os cargos, informou a empresa. O foco é reduzir as camadas da organização, simplificar o mix de produtos, “dobrar” os criadores de mídia social e trazer a inteligência artificial para o processo de vendas, disse Peretti em um memorando para a equipe.
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HuffPost e BuzzFeed.com abrirão “várias funções selecionadas para membros do BuzzFeed News“, disse o CEO.
O HuffPost, que é lucrativo e tem uma “audiência direta e leal”, será a única marca de notícias do BuzzFeed, disse Peretti.
Com a notícia, a ação da BuzzFeed despencou quase 20% no pregão regular desta quinta-feira da Nasdaq, em Nova York.
BuzzFeed está no Brasil há dez anos
A BuzzFeed é uma empresa norte-americana de mídia de notícias. Foi fundada em 2006 na cidade de Nova York, como um laboratório viral por Jonah Peretti, a empresa cresceu mundialmente. A empresa cobria uma variedade de tópicos, incluindo a política, animais e negócios.
No final de 2011, o jornalista Ben Smith, do jornal Politico, foi contratado como editor chefe, visando expandir o site ao jornalismo sério, com reportagens longas, embora mantendo o conteúdo orientado para entretenimento e diversão, tendo como uma das características o viés de esquerda política e pautas feministas. No Brasil, o site foi inaugurado em português no dia 18 de outubro de 2013. (Com AE)