close

Cenário incerto nos EUA abre oportunidades em fundos imobiliários

Análise do Banco Safra indica desaceleração da economia americana e boas alternativas de aplicação em fundos imobiliários

O Safra revisou a projeção de máxima da taxa de juros americana de 4% para 4,5%, a ser alcançada no primeiro trimestre do próximo ano | Foto: Getty Images

A queda no valor das commodities energéticas trouxe alívio aos preços nos últimos dois meses nos Estados Unidos. Porém, a inflação ao consumidor, o CPI, por lá subiu 0,1% em agosto, em contraste com a expectativa do mercado por uma deflação de -0,1%.

No último mês, os principais fatores de pressão sobre a escalada dos preços por lá foram os bens e serviços. O núcleo da inflação, que exclui alimentação e energia, também acelerou e ficou mais de 20 pontos percentuais acima da projeção do Safra (0,35%), chegando a 0,57%. Agora, o núcleo acumula alta de 6,3% nos últimos doze meses.

Saiba mais

Esse ritmo de alta está acima do patamar compatível com a meta anual de inflação de 2% estabelecida pelo Federal Reserve (Fed, banco central americano). Mesmo com o indicador bem elevado, o Banco Safra espera que a inflação de bens industrializados deve desacelerar nos próximos meses.

Devem contribuir para essa desaceleração o esfriamento do setor imobiliário, cujos preços dos imóveis e valor dos aluguéis têm grande peso sobre a inflação de serviços. A queda em mais de 20% das vendas de imóveis nos últimos doze meses confirma essa tendência. Além disso, o aumento dos salários do setor de manufatura tem perdido força, o que ajuda no controle de custos do segmento e a diminuir a demanda por bens e serviços.

Porém, de acordo com o banco, a expansão do mercado de trabalho, com baixo número de pedidos de auxílio-desemprego, indica que o núcleo de inflação continuará em um patamar elevado, devendo convergir para 3,3% apenas no final de 2023.

Nesse cenário, o Safra revisou a projeção de máxima da taxa de juros americana de 4% para 4,5%, a ser alcançada no primeiro trimestre do próximo ano. Com o maior custo de capital e o aperto fiscal em curso, o banco também prevê agora uma retração de 0,5% do PIB real americano ao fim de 2023. Essa queda deve reequilibrar o mercado de trabalho e levar a inflação para a meta em 2024.

Oportunidade de entrada em fundos imobiliários

O cenário incerto nos Estados Unidos coloca em evidência o investimento nos títulos do tesouro americano e em outros ativos de menor risco, aponta o Safra.

Mas no Brasil, segundo o banco, os fundos imobiliários trazem uma oportunidade de entrada aos investidores. Embora estejam no leque de opções em renda variável, alguns fundos de qualidade listados no país estão com os preços das cotas de mercado abaixo de seu valor patrimonial. Entre as sugestões da carteira estão os fundos JS Ativos Financeiros [JSAF11] e JS Real Estate (JSRE11), geridos pelo próprio Safra.

O JS Ativos Financeiros é o maior pagador de dividendos semestrais do segmento e conta com gestão ativa para aproveitar as oportunidades em diferentes momentos da economia. A estratégia envolve cotas de outros fundos, certificados de recebíveis imobiliários e ações de empresas do setor.

Já o JS Real Estate é um fundo de escritórios. Os espaços estão em edifícios e regiões de alto padrão. A receita é exposta a inquilinos com baixo risco de crédito e de setores considerados defensivos, como seguros, saúde e tecnologia. Nesse sentido, uma maneira de investir em fundos imobiliários de qualidade e reconhecidos pelo mercado é pela carteira sugerida do Safra. Em agosto, o portfólio valorizou 8,12%, enquanto o Ifix, índice de referência da bolsa de valores brasileira, teve alta de 5,77%.

Para este mês, o Safra promoveu apenas uma mudança na carteira. O fundo HSI Malls deu espaço para as cotas do XP Malls. Entre maio e agosto, o HSI acumulou valorização de mais de 23%. [HSML11 e XPML11] A lista completa de ativos da carteira de fundos imobiliários sugerida pelo Safra pode ser conferida neste link.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra