O cenário para investimentos após a vitória de Lula
Um novo País começa a ser desenhado com a troca de comando na Presidência após as eleições; confira o Safra Report de novembro
04/11/2022Dia desses estava almoçando com um amigo do escritório. Era um dos raros dias em que a agenda não estava tão apertada e conseguimos ficar pouco mais de uma hora falando sobre trabalho, família, investimentos e viagens que ainda estão na lista de desejos.
Papo vai, papo vem, ele me contou com entusiasmo sobre um de seus maiores sonhos ainda não realizados: percorrer o caminho de Santiago de Compostela. Trata-se de um dos mais emblemáticos trajetos de turismo religioso que, desde o século IX, leva fiéis à Catedral de Santiago de Compostela, na cidade de mesmo nome, na Espanha.
Saiba mais
- Qual o caminho dos ganhos na Bolsa com Lula presidente?
- Íntegra do relatório de investimentos do Banco Safra para novembro
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Fiquei curioso sobre essa jornada, fiz uma rápida pesquisa e descobri que o início da rota principal – a mais adotada pelos fiéis – fica na cidade de Saint-Jean-Pied-de-Port, no sul da França. De lá até Santiago de Compostela são 800 quilômetros.
Pensem comigo, amigos: 800 quilômetros caminhando por, no mínimo, 30 dias. Ah, vale lembrar que também há um caminho que pode ser percorrido de bicicleta. Este, obviamente, demora menos tempo e exige um pouco menos de sacrifício.
Mas, independentemente da maneira de como percorrer, o quanto de estratégia, foco, metas e determinação cabe numa jornada dessa? Sem esses pré-requisitos, eu acho que seria impossível obter sucesso.
Com investimentos, a peregrinação é a mesma. As dores e as conquistas vão estar distribuídas pela trilha. Durante a jornada, imprevistos, preocupações e noites mal dormidas serão grandes inconvenientes. Às vezes haverá alguém por perto para tornar o caminho até o sucesso mais leve, às vezes será só você e suas próprias decisões e consequências.
Com a definição das eleições, temos agora um longo e importante caminho pela frente, que exige preparo e disciplina nas alocações.
Com o novo governo, cabe agora observamos com bastante cautela os papéis de estatais, que podem sofrer alguma correção. Por outro lado, empresas de varejo, construção e educação podem ganhar tração na bolsa brasileira. Nesta caminhada, os entusiastas da renda fixa também estarão atentos às sinalizações de afrouxamento da política monetária nos meses pela frente. O próximo passo agora é sabermos quem terá a bússola da economia nas mãos, ou seja, quem será o nome que vai comandar a estratégia econômica do governo Lula.
É muito importante saber onde queremos chegar, mas não precisamos estar sempre olhando para o horizonte, buscando o fim da rota. É preciso olhar também para o terreno, observar cada passo no solo em que estamos pisando – aproveitar todo o aprendizado pelo caminho é fundamental. É assim que nos formamos como bons investidores.
Temos um novo Brasil batendo à porta e estaremos juntos também nesta longa jornada. Sua mochila está pronta?