close

Qual o caminho dos ganhos na Bolsa com Lula presidente?

Veja também quais nomes o mercado espera para comandar a economia; Ibovespa pode ter alta considerável, dependendo do escolhido

Cotações na tela do computador

Os papéis de empresas ligadas à baixa renda e educação devem ganhar fôlego com o novo governo Lula | Foto: Getty Images

Definida a eleição para presidente, com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o seu terceiro mandato, o mercado agora está em busca de pistas sobre a composição do ministério do novo governo.

E o maior ponto de interrogação é quem vai comandar a economia e se será alguém que preze pelo equilíbrio fiscal. “Vai ser o grande catalisador do mercado de capitais”, disse o estrategista do Banco Safra, Cauê Pinheiro.

Saiba mais

“Neste primeiro momento, a Bolsa apresentar bastante volatilidade. Mas, se o indicado for o Henrique Meirelles, Armínio Fraga ou mesmo o Marcos Lisboa, acredito que pode destravar o Ibovespa e este apresentar uma valorização relevante.”

No entanto, se o escolhido para comandar a economia for um político não técnico, é possível que o mercado tenha uma leitura ruim, ressalta Pinheiro. “Mas, boa parte das coisas negativas já estão precificadas pelo mercado, a queda será limitada”, afirmou o estrategista.

Segundo ele, os papéis de empresas mais ligadas à baixa renda e educação devem ganhar fôlego com o novo governo Lula. “Varejo, construção e educação surfaram uma onda forte nos governos anteriores e a tendência é isso se manter”, disse Pinheiro.

Entre os papéis que têm viés de alta com o governo petista estão as construtoras MRV e Tenda, que são fortes no Casa Verde Amarela, antigo Minha Casa, Minha Vida, as de alimentos, como o Grupo Mateus e M.Dias Branco que têm grande atuação no Nordeste.

E no varejo, segundo Pinheiro, Marisa e Grupo Guararapes devem se beneficiar, pois atuam mais fortemente na baixa renda.

“Com a possível volta de programas na área de educação, como o financiamento estudantil (Fies), as ações de empresas desta área também tendem a se valorizar à medida que o governo vá anunciando os projetos para o setor.”

Na ponta negativa, as estatais são as que mais perdem com o novo governo Lula. Segundo Pinheiro, Petrobras e Banco do Brasil estão negociando abaixo da média histórica e caso Jair Bolsonaro ganhasse, estes papéis poderiam ter uma valorização.

“Por outro lado, pode haver uma correção no governo Lula, tendo em vista o que aconteceu no passado. Essas companhias tiveram resultados mais fracos do que agora”, afirmou Pinheiro.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra