China anuncia alívio para empréstimos bancários
Dívidas de pequenas empresas com vencimento neste final de ano terão prazo para pagamento sem multa estendido até junho de 2023
14/11/2022O banco central da China (PBoC) anunciou que permitirá que os bancos comerciais adiem o pagamento de empréstimos feitos por pequenas empresas, com vencimento para o último trimestre do ano, como parte dos esforços para sustentar o crescimento econômico.
O PBoC afirmou em aviso que o reembolso da amortização e dos juros pode ser estendido até 30 de junho de 2023. Os bancos comerciais ainda podem cobrar o pagamento de juros pelo período estendido, embora não haja multa por atraso no pagamento.
Saiba mais
A instituição também disse que os bancos não devem rebaixar a categoria de risco para esses empréstimos, cujo reembolso foi afetado pela pandemia de covid-19.
O atraso no pagamento dessas operações por pequenas empresas não afetará os registros de crédito dos tomadores.
O PBoC também incitou os bancos a fornecer plataformas para extensão do pagamento online para ajudar pequenas empresas em dificuldades.
China e Estados unidos se posicionam contra armas nucleares na Ucrânia
Em reunião realizada nesta segunda-feira, 14 , o presidente norte-americano, Joe Biden, e o presidente da China, Xi Jinping, reiteraram posição contrária a uma guerra nuclear entre Rússia e Ucrânia. Segundo comunicado oficial enviado pela Casa Branca, a guerra nuclear “nunca deve ser travada e nunca pode ser vencida”.
Também na reunião – que ocorreu no âmbito da cúpula do G20 – Biden criticou a “ação agressiva” da China em Taiwan. “Os Estados Unidos se opõem a quaisquer mudanças unilaterais ao status quo por ambos os lados. O mundo tem interesse na manutenção da paz e estabilidade no Estreito de Taiwan.”
O presidente norte-americano também expressou preocupações sobre a atividade da China em Xinjiang, Tibete e Hong Kong, e sobre direitos humanos de forma geral, segundo o comunicado. (AE)