close

China vai cobrir um quarto do território com florestas até 2025

Área de 36 mil quilômetros quadrados que a China pretende reflorestar por ano equivale a quase o tamanho do Estado do Rio de Janeiro

Paisagem china

Governo chinês promete esforço para ampliar cobertura florestal e zerar as emissões de carbono | Foto: Getty Images

A China vai plantar 36 mil quilômetros quadrados de florestas por ano até 2025, em um esforço para ajudar a combater as mudanças climáticas e proteger habitats naturais. A área equivale a quase o tamanho do Estado do Rio de Janeiro, que tem 43,6 mil quilômetros quadrados.

O plantio de árvores está no centro dos esforços ambientais da China há décadas e é uma parte importante dos planos para reduzir as emissões líquidas de carbono para zero até 2060.

Li Chunliang, vice-presidente da Comissão Estadual de Florestas e Pastagens, disse em uma coletiva de imprensa que programas de “esverdeamento de terras” em larga escala serão reforçados.

“Até 2035, a qualidade e estabilidade dos ecossistemas nacionais de floresta, pastagem, pantanal e deserto terão sido amplamente melhoradas”, acrescentou Li.

Cobertura de florestas terá 36 mil quilômetros quadrados a mais por ano na China

A China pretende elevar sua taxa global de cobertura florestal para 24,1% até o final de 2025, de 23,04% no final do ano passado, de acordo o plano.

O governo alertou que os recursos florestais da China eram inadequados, especialmente em regiões propensas à seca no norte e oeste. O reflorestamento prevê o plantio de diferentes tipos de árvores de acordo com o ambiente local.

Após a destruição de grandes ecossistemas por décadas, devido ao crescimento econômico desordenado, a China prometeu criar “barreiras de segurança ecológica” e proteger até um quarto de seu território total da ocupação humana.

País vai ampliar número de parques florestais

Nos próximos cinco anos, a China também expandirá seu sistema de parques nacionais, criará corredores para aliviar a fragmentação do habitat e reprimirá ainda mais o comércio ilegal de animais selvagens, disse Chen Jiawen, um funcionário encarregado da elaboração do novo plano.

Segundo uma empresa de pesquisas ambientais local, a cidade de Pequim precisaria plantar mais de 15 milhões de árvores por ano para compensar as emissões anuais.

Cingapura e Hong Kong teriam que plantar mais de 9 milhões de árvores por ano, enquanto Londres precisaria plantar pouco mais de 4 milhões.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra