Ciclista pedala em hélice de torre de energia eólica para defender energia limpa
Passeio radical sobre torrre de energia eólica foi feito para chamar a atenção do mundo para as energias limpas às vésperas da conferência do clima da ONU
26/10/2021Existem muitas iniciativas em defesa das energias limpas no mundo, mas a mais radical e emocionante foi a do ciclista de acrobacias que pedalou ao longo da lâmina de uma turbina eólica de 70 metros de altura. Chamado de maluco, ele disse que fez o esforço para aumentar a conscientização sobre as mudanças climáticas.
Danny MacAskill, escocês de 35 anos, pedalou sobre uma das hélices da turbina no Parque Eólico Alveston, em Gloucestershire, no Reino Unido, às vésperas da cúpula da COP-26 em Glasgow, na Escócia – que começa domingo, 31.
Leia mais
- COE Energia Limpa é opção para quem quer investir em temas de impacto
- Maior turbina do mundo movida pela força das marés entra em operação
- COP26: a importância da Conferência sobre Mudanças Climáticas
O ciclista, que em 2012 recebeu a honra de carregar a tocha olímpica durante seu passeio em Glasgow, empreendeu o desafio para mostrar o quanto a eletricidade do planeta se origina de fontes renováveis.
Passeio de ciclista sobre pá de turbina eólica foi gravado em vídeo
O passeio arriscado foi registrado em vídeo no YouTube no dia 23 de outubro. No vídeo, ele fica no topo da turbina antes de colocar sua bicicleta na lâmina – preso a uma linha de segurança. Depois de executar com sucesso a acrobacia, ele fica na lâmina da turbina eólica e levanta sua bicicleta.
O ciclista afirmou: ‘É tão alto que não parece irrealísticamente alto”. Ele disse que os pneus e a fibra de vidro da hélice “não combinam muito bem, é muito escorregadio”.
“É definitivamente uma boa sensação saber que a energia renovável está decolando e o equilíbrio está mudando”, afirmou o ciclista. “Espero que o planeta possa começar a se curar”.
O piloto de testes profissionais mostrou uma série de truques no armazém Britwind em Stroud, Escócia, e cuidadosamente manobrou sua bicicleta ao longo de caixas dentro da fábrica para destacar a importância de um futuro sustentável.
Ele comentou que o pós-pandemia é o momento ideal para uma mudança no estilo de vida. “Eu acho que as pessoas vão ter que começar a fazer um pouco de sacrifício sobre como eles se movem e o que eles estão consumindo”, comentou.
O primeiro-ministro da Escócia usou um discurso antes da cúpula COP-26 para convocar líderes de nações de alto índice de emissão de gases a criar uma “elevação significativa” na ambição de enfrentar a emergência climática.
A cúpula da COP-26 verá líderes mundiais de 120 países, incluindo o primeiro-ministro Boris Johnson e o presidente dos EUA Joe Biden, descerem a Glasgow no domingo para uma das conferências climáticas mais importantes da história.