Com reestruturação, Cesp terá mais chances de crescimento
Banco Safra mantém rating de compra para a companhia que passará a ser mais integrada
21/02/2022O Banco Safra atualizou as estimativas e preços-alvo para as ações do setor de energia elétrica. No geral, o banco assumiu premissas mais conservadoras refletidas em taxas de desconto mais altas e, portanto, preços-alvo mais baixos para a maioria das empresas da cobertura. Com isso, o Safra matém o rating de compra para a Cesp
Segundo o banco, as eleições podem aumentar a volatilidade geral e trazer um fluxo de notícias negativas para o setor, mas sem prejudicar os fundamentos. Para este ano, o Safra espera ainda um pipeline movimentado para o setor, na medida em que o aumento das taxas de juros pode tirar os recém-chegados do jogo.
Saiba mais
- Líder em gás natural, Eneva busca expansão geográfica e diversificação
- Receba diretamente as análises do Banco Safra pelo Telegram
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Em relação a geradoras, o Safra avalia que a crise hídrica não é mais um problema para 2022, pois os volumes de chuva são bons e os reservatórios estão se recuperando rapidamente.
Como os custos de energia atingiram níveis elevados no ano passado, vemos possíveis problemas se movendo em direção às distribuidoras, pois espera-se que os altos aumentos de tarifas pressione as taxas de inadimplência e as perdas.
As transmissoras continuam a ser a melhor jogada defensiva do setor. Embora os preços não sejam baixos, um bom rendimento de dividendos e proteção podem ajudar o desempenho do segmento.
Nesse contexto, a Cesp (CESP6) continua com rating de compra. A empresa está passando por uma grande reestruturação que resultará na fusão com a VTRM. A incorporação das ações da Cesp ocorrerá em 25 de março, e as ações da VTRM serão listadas em 28 de março.
A Cesp detém hoje a concessão de uma grande usina hidrelétrica com capacidade instalada total de 1.627MW e capacidade comercial de 935MW. O Safra avalia que a reestruturação será boa para a companhia, pois a empresa se tornará um player mais integrado e com mais espaço para crescimento.
Vale a pena investir em CESP6?
- Aprimoramento das estratégias de negociação de energia para mitigar riscos de curto prazo;
- Gerenciamento de provisões
- Melhora das operações através de modernização e estrutura de custos aprimorada.
Quais os riscos ao investir em CESP6?
- Déficit hídrico (GSF)
- Dívida vinculada ao dólar.
Sobre a Cesp (CESP6)
A CESP – Companhia Energética de São Paulo (CESP6) é uma sociedade anônima de capital aberto com sede na cidade de São Paulo. Tem como atividades principais o planejamento, a construção e a operação de sistemas de geração e a comercialização de energia elétrica.
A Companhia, atualmente, possui três usinas de geração hidrelétrica que operam no regime de preço e estão com 1.654,6 MW de capacidade instalada e 947,6 MW médios de garantia física de energia. Teve seu prazo de concessão prolongado para 2049. A Companhia passou de concessionária de serviço público de geração de energia elétrica para concessionária de produção independente de energia elétrica. Listada na B3, é negociada com o ticker CESP6.