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Golpe da falsa central: saiba como proteger sua conta

O banco nunca liga para correntistas pedindo confirmação de dados bancários e senhas; na dúvida, entre em contato pelos canais oficiais

golpe da falsa central

Os criminosos entram em contato através de uma ligação ou mensagem por SMS, e-mail ou por WhatsApp, se identificando como funcionários do banco | Foto: Getty images

Um novo golpe vem sendo aplicado em correntistas de todo o País, e pode ser evitado com alguns cuidados simples, alerta a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). A nova narrativa falsa dos golpistas ficou conhecida como ‘Golpe da Falsa Central de Atendimento’.

Os criminosos entram em contato através de uma ligação ou mensagem por SMS, e-mail ou por WhatsApp, se identificando como funcionários do banco e solicitam a instalação ou atualização de aplicativos, confirmação de transação e realização de transferências. Correntistas que obedecem as instruções da falsa central podem sofrer grandes prejuízos.

Saiba mais

Como é o golpe da falsa central

O fraudador entra em contato com a vítima se passando por funcionário do banco ou empresa com a qual a pessoa tem um relacionamento ativo. O falso atendente Informa que a conta foi invadida, clonada ou cita um problema semelhante. Ele solicita os dados pessoais da vítima. E pede para que ela ligue na central do banco, no número que aparece atrás do seu cartão, mas o fraudador continua na linha para simular o atendimento da central e pedir os dados da conta e dos cartões. Em seguida, pede que a senha seja digitada. Com os dados e a senha, passa a fazer saques, compras ou transferências bancárias.

Como evitar prejuízo e garantir a segurança dos seus dados

Quando o cliente recebe esse tipo de contato, é importante desconfiar. Desligue o telefone e entre em contato com a instituição através dos canais oficiais, de preferência usando o celular ou aplicativos móveis, para saber se algo aconteceu de fato com a conta. O banco nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão e também nunca liga para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento.

Banco Safra alerta para os cuidados com os dados bancários

O Banco Safra divulgou um alerta sobre criminosos que entram em contato através de ligação telefônica ou mensagens via SMS, e-mail ou por WhatsApp. Os criminosos se identificam como funcionários do Safra e solicitam a instalação ou atualização de aplicativos, confirmação de transação e realização de transferências.

Geralmente os criminosos afirmam que houve uma movimentação atípica na conta e que, por isso, é necessário confirmar algumas informações pessoais e códigos, tokens ou senhas.

O alerta do Safra esclarece “Se contato acontecer através de ligação, desligue e entre em contato com a nossa central de atendimento, se possível usando outra linha telefônica. Caso receba SMS, e-mail ou Whatsapp que contenha telefone para entrar em contato, não responda, entre em contato conosco nos nossos telefones oficiais. Lembre-se o Safra NUNCA entra em contato para soliciar senha, token e código de verificação, auxiliar no cadastro da chave PIX, solicitar instalação ou atualização de APP adicionais. Se isso acontecer, desligue e entre em contato com a nossa central de atendimento, se possível usando outra linha telefônica: 0300 105 1234.”

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