close

5 passos para organizar a vida financeira de quem perdeu renda na pandemia

Banco Central dá orientações para quem enfrenta perda de renda e precisa se enquadrar em uma nova realidade das finanças pessoais

Mão de pessoa com papel, caneta e calculadora, alusivo ao planejamento de renda

Priorizar serviços essenciais e renegociar dívidas são ações recomendadas para quem perdeu renda | Foto: Getty Images

Em momento economicamente difícil devido à pandemia de covid-19, cada vez mais brasileiros se encontram em situação de perda de renda.

Para orientar as pessoas que estejam enfrentando dificuldades neste momento em que o País tem quase 15 milhões de desempregados, o Banco Central elaborou um guia com cinco orientações básicas sobre como buscar o reequilíbrio financeiro.

Embora o cenário seja complicado, a pessoa que está desempregada ou perdeu renda precisa racionalizar e se organizar financeiramente o quanto antes.

5 orientações em momentos de perda de renda

  1. Analisar o impacto real da renda
    O primeiro movimento a ser feito, segundo o BC, é identificar o quanto de renda foi perdido. Adicionalmente, deve-se verificar se há alternativas de obter rendimentos. Nesse sentido, enquadram-se os benefícios sociais promovidos por governos estaduais e o federal.

  2. Analisar e renegociar as dívidas pendentes
    Com a perda da renda mapeada, as dívidas devem entrar no radar, com a checagem de valores, prazos de pagamento e taxas de juros. Caso o cidadão perceba que não vai conseguir pagar, o mesmo deve buscar a renegociação o quanto antes.

  3. Estar ciente das consequências caso não consiga pagar
    Se não for possível renegociar alguma dívida, a pessoa deve prever as consequências da inadimplência para não ser surpreendido com algo grave, como a perda de um serviço essencial ou um bem.

  4. Levantar todos os gastos e redefinir prioridades
    A dica do BC aqui é colocar na lista de prioridades o que é estritamente essencial e cortar o que e supérfluo. Dessa forma, o recomendado é rever o valor que é pago por diversos serviços, desde os principais (como saúde e educação) até os adicionais como TV e internet.

  5. Se planejar sobre a nova renda
    Por fim, o Banco Central orienta que o cidadão planeja um novo padrão de vida com base em sua nova vida financeira. O caminho para uma solução para a perda de renda passa por trabalhar com o que é possível para o momento.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra