close

Como uma boa seleção de ativos pode melhorar os rendimentos na Bolsa

No vídeo, o Banco Safra explica as vantagens da seleção criteriosa de papéis para atravessar momentos difíceis nos mercados

A qualidade dos papéis que o investidor inclui em sua carteira está bastante associada a sua capacidade para atravessar ambientes difíceis | Foto: Getty Images

As recentes mudanças legislativas que buscam aliviar o peso da inflação no país já começaram a surtir efeito, e devem ser captadas pelos índices de preços referentes a este mês de julho.

No caso de corte do ICMS sobre o setor elétrico, ainda está em aberto uma possível exclusão de tarifas da base de cálculo do imposto, um tema bastante técnico, mas que poderia reduzir o IPCA em cerca de 0,3 ponto porcentual.

Já no casos dos combustíveis, a implementação das mudanças já aponta de modo mais claro para um um efeito desinflacionário de cerca de 0,25 ponto no ano.

As últimas semanas inclusive mostraram uma rápida baixa nos preços dos combustíveis, que ainda será acentuada pela redução anunciada pela Petrobras sobre a gasolina.

Com isso, o Safra espera que o IPCA de julho apresente queda de 14% nos preços dos combustíveis. No total, a expectativa é que o índice tenha variação negativa de 0,65% no mês.

No entanto, a ampliação de benefícios do governo, somada ao próprio corte de impostos, significa um aumento de demanda equivalente a 2% do PIB do país nos próximos seis meses, um impulso que terá impacto na inflação.

Além disso, a evolução de fatores como a guerra na Ucrânia, a moderação econômica nos Estados Unidos e a incerteza fiscal interna pode afetar os preços do câmbio e do petróleo.

Ou seja, há riscos que colocam um viés de alta para a previsão do Safra para a inflação do ano, e que podem levar o Banco Central a prolongar o ciclo de aperto de juros para além da reunião da próxima semana.

Seleção da Safra Top 10 Ações

No mundo dos investimentos, o valor de algumas posturas fica ainda mais claro durante tempos de maiores incertezas. Uma delas é a seletividade. A qualidade dos papéis que o investidor inclui em sua carteira está bastante associada a sua capacidade para atravessar ambientes difíceis. O comportamento da carteira Safra Top 10 Ações (Detalhes aqui) no ano evidencia essa dinâmica na Bolsa.

Ao perceber, logo na virada do ano, que o cenário macroeconômico se mostrava menos favorável aos ativos de risco, o time da Safra Corretora privilegiou ações de caráter mais defensivo.

Ou seja, empresas sólidas e que vinham sendo negociadas a múltiplos mais baixos, apresentando também maior fluxo de caixa e boa liquidez de mercado.

Desse modo, antecipando cenários e selecionando ativos de modo rigoroso, a Safra Top 10 Ações consegue acumular ganhos de mais de 8% no ano, enquanto o Ibovespa sofre baixa de 3% no mesmo período.

Entre os papéis que mais contribuem para o ótimo desempenho da carteira recomendada em 2022 estão Banco do Brasil e Itaú Unibanco, assim como Vale e Petrobras, duas gigantes do setor de commodities.

Além disso, os clientes do Safra podem buscar rentabilidade na Bolsa brasileira com a segurança do capital protegido pelo banco. Para isso, a instituição oferece o COE Multiprotegido Ibovespa, que remunera o investidor tanto na alta, quanto na baixa do principal índice de ações do país.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra