close

Como usar linhas de crédito de maneira consciente

Financiamentos e empréstimos são boas ferramentas para realizar sonhos ou quitar dívidas, mas devem ser usados de forma consciente. Confira as opções

Casal sorrindo com laptop e tablet abertos e mulher segurando cartão de crédito, alusivo ao crédito consciente

Quando utilizado de maneira descoordenada e sem planejamento, o crédito pode se tornar uma armadilha para as finanças pessoais, criando dívidas que viram uma ‘bola de neve’ | Foto: Getty Images

Linhas de crédito e financiamento são ferramentas que ajudam na hora de compras ou investimentos, e também pode servir em momentos de emergência. Usadas de maneira consciente, elas ajudam a realizar sonhos. Mas, quando utilizadas de forma descoordenada e sem planejamento, elas podem se transformar em uma armadilha para as finanças pessoais ou empresariais, criando dívidas que podem se transformar em uma ‘bola de neve’, aumentando as dívidas e os juros.

Por isso, para esclarecer dúvidas sobre o assunto, o Banco Safra lançou um guia para ajudar a entender como cada linha de crédito oferecida pelas instituições financeiras funciona e as maneiras mais indicadas para a sua utilização.

Cheque especial

Um dos tipos de crédito mais conhecidos é o cheque especial, que funciona como um empréstimo automático para cobrir o saldo negativo da conta. Também leva o nome de ‘limite pré-aprovado’.

Esta é uma opção viável para situações de emergência ou imprevistos. Use o cheque especial para cobrir despesas pontuais e não planejadas, geralmente associadas a urgências financeiras. Só contrate esta linha de crédito quando puder pagar rapidamente o saldo ou dívida.

Isso porque o uso dessa modalidade de crédito está sujeita à cobrança de juros e encargos, geralmente elevados, de acordo com prazo e valor utilizado. Por isso não o utilize como uma parte corriqueira dos recursos disponíveis e nunca o considere como parte do orçamento mensal.

Quando isso acontece, rapidamente o cheque especial passa a ser “uma má escolha financeira”.

Se o uso acontecer com frequência, por descontrole das finanças, é importante rever os gastos. Como alternativa, existem outras opções de linhas de crédito com custos bem mais baixos, como o empréstimo direto ou o crédito consignado.

Cartão de crédito

O cartão de crédito é um meio de pagamento eletrônico atrelado a uma linha de crédito pré-aprovada. Assim, é possível adquirir produtos e serviços pelo preço à vista ou com condições especiais de parcelamento antes da data do vencimento da fatura.

Essa é uma ferramenta excelente para compra de bens parcelados, principalmente sem juros. A melhor data para usar o cartão de crédito é quando a fatura chega, ou seja, um pouco antes do vencimento, pois desta forma o consumidor terá mais de 30 dias para quitar a despesa.

No Safra, a contratação é simples e feita diretamente pelo aplicativo do banco. Entretanto, é importante ter organização e disciplina para usar o cartão de crédito de maneira consciente, visto que as compras por impulso podem gerar dívidas e inadimplência.

Por isso, é uma boa prática evitar o empréstimo do cartão para parentes ou amigos e sempre pagar o valor total da sua fatura na data de vencimento, pois os juros cobrados no chamado rotativo do cartão de crédito são mais elevados que os de outras opções de crédito.

É importante lembrar também que a senha deve ser memorizada e nunca anotada ou guardada junto ao cartão.

Empréstimo

O empréstimo direto ao consumidor (CDC) é uma linha de crédito parcelado que atende qualquer necessidade. Dessa forma, as taxas dependem das condições disponíveis e da garantia oferecida pelo tomador do empréstimo.

Indicamos o uso quando se deseja obter um fôlego adicional no pagamento dos compromissos, organização das finanças, aquisição de bens e até para investir na abertura de um negócio próprio, já que os custos são mais baixos.

No Safra, é possível contratar o empréstimo pelo aplicativo ou ainda pelo Internet Banking. Mesmo sendo bastante atrativo, o uso desta linha também requer muita organização das finanças, pois, em caso de inadimplência, o bem oferecido como garantia do empréstimo pode ser tomado para quitar a dívida.

Recomendamos sempre muita organização e planejamento antes de contratar uma linha de empréstimo, verificando se as parcelas caberão no bolso e assegurando o comprometimento de uma parcela da renda, e não totalmente, com o pagamento da dívida.

Financiamento

Essa é um linha ideal para conseguir bens de maior valor, como automóveis ou imóveis. Há modalidades de financiamento em que o próprio bem financiado serve como garantia.

Isso também permite condições melhores de prazo e juros, a depender da análise de crédito de cada cliente.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra