Consumo das famílias cresce e deve fechar 2022 em alta de 3,3%
Associação que representa os supermercados brasileiros registra crescimento de 11,2% nos lares brasileiros no mês de setembro
09/11/2022O Consumo nos Lares Brasileiros acumula alta de 2,84% de janeiro a setembro deste ano. Em setembro, o consumo nos lares foi influenciado pela queda nos preços dos alimentos e o indicador fechou o mês em alta de 0,39% ante agosto. Na comparação com mesmo período de 2021, a alta é de 11,19%.
Os dados são da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e os valores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para o ano de 2022, a Abras prevê crescimento acumulado de até 3,3%.
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“A tendência é um consumo mais consistente nos próximos meses, puxado principalmente pelo aumento do consumo de proteínas e outros itens que voltaram a fazer parte da cesta de abastecimento dos consumidores diante da deflação registrada nos últimos três meses”, diz o vice-presidente Institucional da ABRAS, Marcio Milan.
Pesquisa do setor de supermercados acompanha o consumo das famílias
A Cesta Abrasmercado, composta por 35 produtos de largo consumo que inclui alimentos, bebidas, produtos de limpeza e itens de higiene e beleza apresenta alta de 6,58% de preço em 12 meses. De outubro para setembro, a variação foi negativa em 0,17%. (AE)