close

Calendário ajuda no controle financeiro

Idec oferece um roteiro para quem quer controlar as próprias finanças e buscar metas pessoais de consumo sustentável

Pessoa com calculadora, papéis e canetas realizando controle financeiro

Calendário de organização das finanças pessoais para o mês pode ser baixado gratuitamente | Foto: Getty Images

Após um ano difícil para a economia, a busca do controle das próprias finanças é o grande objetivo de quem deseja dar a volta por cima na crise causada pela pandemia.

No entanto, atingir a plenitude no controle financeiro não é uma meta simples. Mas também não significa que seja necessário contratar um consultor financeiro. Muitas vezes, basta um pouco de organização para dar início à tarefa.

Despesas imprevistas, descontrole das contas, inflação e a falta de informação muitas vezes acabam atrapalhando o planejamento para o mês.

Por isso, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou um calendário para ajudar as pessoas, de qualquer idade e qualquer faixa etária, a alcançarem o controle das próprias finanças.

Como alcançar o controle das finanças

O calendário de controle financeiro traz uma metodologia para que a pessoa organize as entradas e saídas de dinheiro de sua conta bancária. Também há espaços para marcação de metas pessoas mensais e anotações.

No mesmo arquivo, há links com sugestões de consumo sustentável, sugestões de leitura com temas relacionados à sustentabilidade financeira e direitos do consumidor, além de propostas de desafios.

Entre os materiais de leitura estão indicações para evitar o mau endividamento e como comprar produtos que atendem às demandas sustentáveis da sociedade, dentro do conceito moderno de preocupação com o meio ambiente, governança e questões sociais (ESG).

Concebido para impressão em folha sulfite tamanho A4, o calendário está disponível gratuitamente para download por este link, dentro do site do Idec.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio