close

Copa América será no Brasil, após recusa da Argentina e Colômbia

Confederações de futebol decidem realizar a disputa no Brasil, mas o governo de Pernambuco vetou jogos no Estado

Conmebol

Reunião foi realizada virtualmente nesta segunda-feira com a participação dos dez representantes das confederações sul-americanas | Foto: Getty Images

A Conmebol anunciou, nesta segunda-feira, que a próxima edição da Copa América será disputada no Brasil. As datas permanecem as mesmas – 11 de junho a 10 de julho -, mas as sedes ainda serão divulgadas. Manaus, Brasília e Natal são as cidades que deverão receber a competição continental de seleções.

O Recife estava na lista, mas o governo do Estado vetou jogos no Estado. Horas após o anúncio, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), declarou que não poderá receber partidas do torneio em razão do “atual cenário epidemiológico”.

Isso porque o Estado encontra-se no pior momento da pandemia. No último sábado, houve recorde de novas infecções pela covid-19. Ao todo, foram registrados 5.576 casos da doença em 24 horas. A taxa de ocupação de leitos de UTI na rede pública é dramática e já atinge os 98%. Nos hospitais privados não é diferente. Cerca de 86% dos leitos estão ocupados por pacientes diagnosticados com Síndrome Respiratória Aguda Grave.

O Brasil virou sede da Copa América depois as desistências de Colômbia e Argentina e teve como principal argumento o fato de possuir estádios em boas condições, apesar de estarem ociosos.

Uma reunião foi realizada virtualmente nesta segunda-feira com a participação dos dez representantes das confederações sul-americanas.

Brasil não era uma opção real, por causa da disputa simultânea do Campeonato Brasileiro. Estados Unidos e até Israel surgiam como alternativas para ‘salvar’ a competição. Mas a proximidade das sedes iniciais fez com que a Confederação Sul-Americana optasse pelo país vizinho.

A Colômbia foi retirada da competição por causa das manifestações populares de rua contra o governo que já duram mais de um mês. A Argentina foi preterida por causa do aumento de casos de contágio do novo coronavírus no país. A AFA (Federação de Futebol da Argentina) parou o futebol argentino. Há uma semana, a Argentina registrava recordes diários de 35 mil casos e 745 mortes por covid.

O Brasil também não controlou a contaminação da doença. O País continua enfrentando altos e baixos e novas ondas de mortes e contágios, além de novamente ter suas UTIs em alguns Estados em utilização alta, acima dos 80%. Nas últimas 24 horas, a média móvel dde mortes por covid tem a terceira alta seguida e chega a 1.844.

A Conmebol vai oficializar os Estados brasileiros que receberão as partidas. Por enquanto, as grandes praças, como São Paulo e Belo Horizonte, por exemplo, não estão no caminho da Copa América. Ao menos não nessa primeira fase da disputa.

A seleção brasileira está no Grupo B, ao lado de Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Como o Brasil virou país-sede, pode mudar seu grupo para A. A estreia da equipe de Tite estava marcada para o dia 14 (segunda-feira), contra a Venezuela.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra