close

Real Madrid é a marca mais valiosa do futebol no mundo

Espanhóis lideram ranking com avaliação em 1,276 bilhão de euros, mais do que todos os brasileiros juntos. Confira o top 10

Karim Benzema, atacante do Real Madrid, que tem a marca mais valiosa do futebol

“Madridistas” são seguidos no ranking de marcas do futebol pelo rival, o Barcelona, e pelo Manchester United | Foto: Antonio Villalba/Real Madrid CF

A consultoria Brand Finance divulgou um relatório que coloca o Real Madrid (ESP) como líder entre os times de futebol com as marcas mais valiosas do mundo.

O clube da capital espanhola lidera o ranking (veja ao final da matéria) com a própria marca avaliada em 1,276 bilhão de euros (R$ 8,381 bilhões).

Seu maior rival, o Barcelona, vem logo atrás como o time com a segunda entre as marcas mais valiosas do futebol, valendo 1,266 bilhão de euros (R$ 8,317).

Fechando o pódio, vem o inglês Manchester United, com a marca avaliada em 1,130 bilhão de euros (R$ 7,422 bilhões).

Por país, a Inglaterra sobra no ranking, com seis representantes entre os primeiros dez com marcas mais valiosas e 19 no top 50.

Impacto da pandemia e da Superliga

Para além do top 10 de clubes com marcas mais valiosas do futebol, a Brand Finance destaca o impacto da pandemia de covid-19 e do fiasco da Superliga Europeia para os clubes.

Na esteira da pandemia, vieram a redução de receitas com o dia do jogo (ingressos, artigos oficiais, comida e etc) e patrocínios.

Juntamente, chegou a desvalorização de 11,2% das 50 marcas mais valiosas do futebol, ante 2,2% de queda registrado no estudo do ano passado.

A superliga reuniria clubes ricos do continente em um torneio paralelo à UEFA Champions League.

A ideia sofreu fortes críticas de toda a comunidade do futebol, incluindo os jogadores, e “morreu” 48h após o anúncio de sua criação.

El <b>FC Bayern München eV</b> es el accionista mayoritario de FC Bayern München AG. El club atesora un 75% de las acciones. El resto del accionariado se reparte a partes iguales (8,33%) entre los patrocinadores del Bayern <b>adidas AG</b>, <b>AUDI AG</b> y <b>Allianz SE</b>.
Divisão acionária do Bayern de Munique: modelo garante que a vontade final do torcedor seja respeitada | Foto: Reprodução/FC Bayern München

Nesse sentido, o Bayern de Munique (ALE), que se recusou a fazer parte da Superliga Europeia, foi classificado como a marca mais forte do futebol mundial.

Em uma escala de pontuação de 0 a 100 definida pela consultoria, o time alemão fez 91.9 pontos.

O Real Madrid, que é atualmente a segunda marca mais forte do planeta, fez 91.3, seguido novamente pelo rival Barcelona, com 91.1 pontos.

Modelo 50+1 preserva força da marca

O principal fator que fez com o Bayern rejeitasse a superliga é que os donos majoritários são os próprios sócios do clube – o que não acontece com a maioria dos times europeus, que têm um único dono.

As outras fatias do Bayern de Munique são de empresas com a montadora Audi, a seguradora Allianz e a Adidas.

“O modelo de participação acionária do torcedor alemão de 50 + 1% significa que o torcedor é respeitado como o acionista final”, diz Hugo Hensley, head a área de esportes da Brand Finance.

“Este é um sinal positivo para o desempenho futuro do patrocínio, e o Bayern já é o clube de futebol com a maior receita comercial do mundo – todos esses fatores se unem para aumentar o valor da marca e do negócio”, completa.

Comparação com os clubes brasileiros

Quando se compara as marcas mais valiosas do futebol com aos clubes brasileiros, a diferença é colossal.

De acordo com estudo da consultoria Sports Value, a soma dos valores apenas das marcas dos principais times do Brasil é da ordem de R$ 7 bilhões.

O valor é menor do que o que valem Real Madrid, Barcelona e Manchester United sozinhos.

Ainda segundo a Sports Value, o Flamengo tem marca avaliada em R$ 1,162 bilhões, sete vezes menor do que o Real Madrid.

Sobre o segundo colocado, o Palmeiras, com marca avaliada em R$ 898 milhões, a diferença é de quase oito vezes para o Madrid.

Marcas mais valiosas do futebol – top 10

Time (País) – Valor em euros – Valor em R$

  1. Real Madrid (ESP) – 1,276 bilhão de euros – R$ 8,381 bilhões
  2. Barcelona (ESP) – 1,266 bilhão de euros – R$ 8,317
  3. Manchester United (ING) – 1,130 bilhão de euros – R$ 7,422 bilhões
  4. Manchester City (ING) – 1,118 bilhão de euros – R$ 7,343 bilhões
  5. Bayern de Munique (ALE) – 1,068 bilhão de euros – R$ 7,016 bilhões
  6. Liverpool (ING) – 973 milhões de euros – R$ 6,393 bilhões
  7. Paris Saint-Germain (FRA) – 887 milhões de euros – R$ 5,829 bilhões
  8. Chelsea (ING) – 769 milhões de euros – R$ 5,053 bilhões
  9. Tottenham Hotspur (ING) – 723 milhões de euros – R$ 4,749 bilhões
  10. Arsenal (ING) – 675 milhões de euros – R$ 4,431 bilhões

O estudo completo, em inglês, da Brand Finance pode ser acessado por este link.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra