Real Madrid é a marca mais valiosa do futebol no mundo
Espanhóis lideram ranking com avaliação em 1,276 bilhão de euros, mais do que todos os brasileiros juntos. Confira o top 10
18/05/2021A consultoria Brand Finance divulgou um relatório que coloca o Real Madrid (ESP) como líder entre os times de futebol com as marcas mais valiosas do mundo.
O clube da capital espanhola lidera o ranking (veja ao final da matéria) com a própria marca avaliada em 1,276 bilhão de euros (R$ 8,381 bilhões).
Seu maior rival, o Barcelona, vem logo atrás como o time com a segunda entre as marcas mais valiosas do futebol, valendo 1,266 bilhão de euros (R$ 8,317).
Fechando o pódio, vem o inglês Manchester United, com a marca avaliada em 1,130 bilhão de euros (R$ 7,422 bilhões).
Por país, a Inglaterra sobra no ranking, com seis representantes entre os primeiros dez com marcas mais valiosas e 19 no top 50.
Impacto da pandemia e da Superliga
Para além do top 10 de clubes com marcas mais valiosas do futebol, a Brand Finance destaca o impacto da pandemia de covid-19 e do fiasco da Superliga Europeia para os clubes.
Na esteira da pandemia, vieram a redução de receitas com o dia do jogo (ingressos, artigos oficiais, comida e etc) e patrocínios.
Juntamente, chegou a desvalorização de 11,2% das 50 marcas mais valiosas do futebol, ante 2,2% de queda registrado no estudo do ano passado.
A superliga reuniria clubes ricos do continente em um torneio paralelo à UEFA Champions League.
A ideia sofreu fortes críticas de toda a comunidade do futebol, incluindo os jogadores, e “morreu” 48h após o anúncio de sua criação.
Nesse sentido, o Bayern de Munique (ALE), que se recusou a fazer parte da Superliga Europeia, foi classificado como a marca mais forte do futebol mundial.
Em uma escala de pontuação de 0 a 100 definida pela consultoria, o time alemão fez 91.9 pontos.
O Real Madrid, que é atualmente a segunda marca mais forte do planeta, fez 91.3, seguido novamente pelo rival Barcelona, com 91.1 pontos.
Modelo 50+1 preserva força da marca
O principal fator que fez com o Bayern rejeitasse a superliga é que os donos majoritários são os próprios sócios do clube – o que não acontece com a maioria dos times europeus, que têm um único dono.
As outras fatias do Bayern de Munique são de empresas com a montadora Audi, a seguradora Allianz e a Adidas.
“O modelo de participação acionária do torcedor alemão de 50 + 1% significa que o torcedor é respeitado como o acionista final”, diz Hugo Hensley, head a área de esportes da Brand Finance.
“Este é um sinal positivo para o desempenho futuro do patrocínio, e o Bayern já é o clube de futebol com a maior receita comercial do mundo – todos esses fatores se unem para aumentar o valor da marca e do negócio”, completa.
Comparação com os clubes brasileiros
Quando se compara as marcas mais valiosas do futebol com aos clubes brasileiros, a diferença é colossal.
De acordo com estudo da consultoria Sports Value, a soma dos valores apenas das marcas dos principais times do Brasil é da ordem de R$ 7 bilhões.
O valor é menor do que o que valem Real Madrid, Barcelona e Manchester United sozinhos.
Ainda segundo a Sports Value, o Flamengo tem marca avaliada em R$ 1,162 bilhões, sete vezes menor do que o Real Madrid.
Sobre o segundo colocado, o Palmeiras, com marca avaliada em R$ 898 milhões, a diferença é de quase oito vezes para o Madrid.
Marcas mais valiosas do futebol – top 10
Time (País) – Valor em euros – Valor em R$
- Real Madrid (ESP) – 1,276 bilhão de euros – R$ 8,381 bilhões
- Barcelona (ESP) – 1,266 bilhão de euros – R$ 8,317
- Manchester United (ING) – 1,130 bilhão de euros – R$ 7,422 bilhões
- Manchester City (ING) – 1,118 bilhão de euros – R$ 7,343 bilhões
- Bayern de Munique (ALE) – 1,068 bilhão de euros – R$ 7,016 bilhões
- Liverpool (ING) – 973 milhões de euros – R$ 6,393 bilhões
- Paris Saint-Germain (FRA) – 887 milhões de euros – R$ 5,829 bilhões
- Chelsea (ING) – 769 milhões de euros – R$ 5,053 bilhões
- Tottenham Hotspur (ING) – 723 milhões de euros – R$ 4,749 bilhões
- Arsenal (ING) – 675 milhões de euros – R$ 4,431 bilhões
O estudo completo, em inglês, da Brand Finance pode ser acessado por este link.