close

Ouro dispara e obra de saneamento vira garimpo na Colômbia

Boato sobre morador que encontrou ouro em obra de saneamento transforma rua em garimpo na cidade de Zaragoza, na Colômbia

Garimpo na Colômbia

Moradores invadiram obra de saneamento e transformaram rua em garimpo de ouro | Foto: Reprodução

Enquanto a cotação do ouro dispara no mercado em meio à crise de crédito nos Estados Unidos, um boato atraiu centenas de pessoas para uma obra de saneamento urbano no centro de Zaragoza, na Colômbia. De forma improvisada, os moradores transformaram a rua em uma área de garimpo a céu aberto, em uma espécie de corrida maluca em busca do metal cada vez mais valorizado.

Na correria para extrair ouro, as pessoas usaram pás, picaretas, peneiras, baldes, lanternas, sacolas de plástico, e galões para iniciar o garimpo desde sexta-feira. Enquanto isso, o contrato futuro mais líquido do ouro fechou em alta nesta quarta-feira, 15, diante da busca de investidores por ativos seguros em meio às turbulências no mercado financeiro após a quevra do Silicon Valley e do Signature Bank, e pela situação preocupante do Credit Suisse, e em meio à forte queda dos juros dos títulos do governo dos Estados Unidos (Treasuries). Na Comex, divisão para metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro com entrega prevista para abril fechou em alta de 1,07%, a US$ 1.931,30 por onça-troy.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram dezenas de pessoas carregando sacos de terra nos ombros enquanto outras procuravam por minérios no solo, cercados por lama e tubulações. 

Segundo reportagem do portal El Colombiano, o boato surgiu quando uma pessoa contou ter encontrado ouro em uma obra na rede de esgoto de Zaragoza, na rua Bolívar, no centro da cidade, local normalmente dedicado ao comércio. O rumor se espalhou rapidamente entre os moradores do município, e, em poucas horas, a rua se transformou num cenário de garimpo improvisado.

Os moradores foram motivados por diversas razões, entre elas, a paralisação das atividades nas minas da região, fechadas desde 1º de março, que deixaram centenas de mineiros sem trabalho.

Saiba mais

Obra de saneamento foi prejudicada pela corrida em busca de ouro

A febre pelo ouro causou prejuízos à execução da obra de saneamento. Com as marteladas, foram retiradas centenas de barreiras de proteção, as tubulações do aqueduto e do gás foram quebradas e ainda, com muito esforço, os “garimpeiros” quase cavaram um túnel sob um estabelecimento comercial.

Com o tumulto e prejuízos à obra, os comerciantes da rua Bolívar estão de portas fechadas desde a segunda-feira, 13.

Zaragoza está localizada na região do Bajo Cauca, em Antioquia, uma das áreas da Colômbia conhecidas por práticas ilegais de mineração. Na região, cerca de 400 mil hectares de florestas nativas e fontes de água foram destruídos pelo garimpo ilegal.

Rumores como este são alimentados pelos próprios moradores, que contam histórias que as cidades foram construídas sobre minas de ouro.

De acordo com a imprensa local, até o momento não há informações de que alguém tenha encontrado ouro ao escavar esta obra em Zaragoza. (AE)

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra