Mais um banco é fechado nos EUA e governo garante resgates de depósitos bancários
Signature Bank, com sede em Nova York, um dos principais do setor de criptoativos, também é fechado após quebra do Silicon Valley; governo anuncia garantia para depósitos
12/03/2023O governo dos Estados Unidos anunciou medidas extraordinárias na noite deste domingo (12) com o objetivo de evitar que a quebra do Sillicon Valley Bank, na sexta-feira, cause um contágio sobre o sistema financeiro da maior economia do mundo. O Federal Reserve e o governo americano fecharam mais um banco neste domingo, o Signature Bank, um dos principais bancos do setor de criptomoedas.
Em anúncio conjunto de Janet Yellen, secretária do Tesouro, Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, o banco central, e Martin Gruenberg, presidente do Federal Deposit InsuranceCorp (FDIC), o governo anunciou que vai abrir uma exceção e cobrir todos os depósitos de clientes no SVB, e não apenas até o limite de US$ 250 mil, como preveem as normas do país.
Saiba mais
- Quebra do Silicon Valley acende temor de corrida por saques bancários
- Investir para o futuro requer escolhas certas
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretor
Os depositantes do SVB “terão acesso a todo o seu dinheiro a partir de segunda-feira, 13 de março”, disse o Tesouro no domingo na declaração conjunta com o Fed e o FDIC.
“Nenhuma perda associada ao fechamento do Silicon Valley Bank será suportada pelo contribuinte.”
O governo anunciou um novo programa de empréstimos para bancos, após anunciar o fechamento do Signature Bank, com sede em Nova York.
Os reguladores discutiram as medidas extraordinárias ao longo do fim de semana, diante da perspectiva de perdas por instrituições bancárias e risco de corrida de clientes para saques bancários.
Uma corrida por saques pode forçar os bancos a vender ativos, como títulos, com perdas, depois que os valores de face se deterioraram com o aumento das taxas de juros – efeito que levou à deterioração do Silicon Valley.