close

Dados favoráveis no Brasil e no exterior impulsionam a Bolsa na semana

O Ibovespa acumulou ganhos de 1,49%, aos 118.758 pontos em razão de bons resultados econômicos no país e no exterior

Investidor analisa gráfico do mercado financeiro

Melhora das commodities também ajudou a Bolsa a fechar no azul por mais uma semana | Foto: Getty Images

Na semana de decisão de juros nos Estados Unidos e revisão de expectativa de rating do Brasil, o Ibovespa fechou em alta firme. A Bolsa ganhou 1,49%, aos 118.758 pontos, patamar que não alcançava desde o ano passado.

Segundo Cauê Pinheiro, estrategista do Banco Safra, dados divulgados no Brasil e no exterior indicam melhora do ambiente econômico o que ajudou o Ibovespa nesta semana.

Saiba mais

“Dados confirmando desaceleração de inflação aqui e no exterior, como o IBC-Br acima do esperado geraram o sentimento de otimismo no mercado”, disse Pinheiro.

Hoje, o Banco Central divulgou o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), indicador que é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, subiu 0,56% em abril na comparação com março. Em março, IBC-Br havia recua 0,15%.

O indicador de abril veio bem acima das expectativas do mercado. O consenso esperava uma elevação de 0,20% no índice mensal.

Em relação a abril de 2022, o IBC-Br teve crescimento de 3,31%. No trimestre encerrado em abril, o indicador subiu 3,47% ante o trimestre anterior.

Além disso, os preços das commodities, como minério de ferro e petróleo, tiveram um bom desempenho nesta semana o que também ajudaram o Ibovespa nesta semana.

Segundo Pinheiro, dados econômicos e novos estímulos na China deram impulso às commodities. Com isso, o minério de ferro acumulou ganhos de 0,83%, sendo que o preço da tonelada chegou a US$ 108,7. Já o barril do Brent, referência do petróleo, avançou 2,46%, cotado a US$ 76,61.

“Estes fatores também impulsionaram a Bolsa, pois, ajudam as ações de Vale e Petrobras”, disse Pinheiro. A mineradora subiu 1,92% e a estatal 3,92% (PETR4) e 4,40% (PETR3). Os dois papéis representam quase 30% do Ibovespa.

Entre os maiores ganhos do Ibovespa nesta semana o destaque foi a Braskem, que subiu 17,14%. O papel da companhia ganhou destaque entre os investidores após as negociações de venda do controle da empresa.

Além de Braskem, Yduqs subiu 11,91%, Gol, 9,99%, Suzano ganhou 6,76% e Locaweb, 4,31%.

Já no lado negativo, as maiores perdas da semana foram as ações ligadas à economia doméstica. Magazine Luíza recuou 6,55%, Arezzo, 4,77% Meliuz, 3,38%, Carrefour,  3,76% e Lojas Renner, 6,87%.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra