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Decathlon inverte o próprio nome em ação de economia circular

Três lojas da rede de artigos esportivos mudaram de nome para Nohltaced, em ação para promover recompra e revenda de artigos usados

Decathlon

A ação destina-se a promover as chamadas “compras reversas”, onde a loja recompra produtos usados dos clientes | Foto: Reprodução

A rede francesa de artigos esportivos Decathlon mudou de nome em três unidades na Bélgica, adotando a grafia invertida da própria marca. As três lojas passam a se chamar Nohltaced (pronuncia-se Noltakket) por um mês, informou a rede em comunicado à imprensa.

A ação destina-se a promover as chamadas “compras reversas”, onde a loja recompra produtos usados dos clientes. Produtos usados são reparados e revendidos nas lojas com garantia da marca Decathlon. Com isso a empresa está recolocando no mercado com preços mais acessíveis produtos como bicicletas, raquetes de tênis e muitos outros artigos esportivos que de outra forma poderiam ir para o lixo.

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“Queremos garantir que todos possam praticar esportes de maneira ambientalmente consciente, para contribuir com uma forma sustentável de vida”, explicou Arnaud De Coster, gerente da Nolhtaced Bélgica. “Estamos totalmente comprometidos com nosso serviço de recompra e nossa oferta de artigos de segunda mão, aluguel e reparos”, acrescentou.

“À primeira vista pode parecer apenas um golpe de marketing, mas nosso objetivo é divulgar o serviço de recompra da forma mais ampla possível e aumentar a reutilização dos nossos produtos de forma a contribuir para o meio ambiente”, explica o gerente. Durante uma fase de testes, a Decathlon comprou de volta 26 mil itens de segunda mão dos clientes.

Decathlon sugere mudar padrão de consumo

A empresa argumenta que o padrão clássico de consumo atual precisa mudar, e a proposta é combater o desperdício e estimular a reutilização de produtos e materiais. Segundo a empresa, os consumidores também estão começando a olhar para as coisas de forma diferente e dando apoio às iniciativas associadas à sustentabilidade.

Um fator que contribui para o sucesso da iniciativa é o aumento do custo de vida nos países europeus, já que a oferta de artigos de segunda mão tem preços mais acessíveis.

Os consumidores que vendem as suas mercadorias à Decathlon recebem um voucher de compra para gastar em produtos novos.

“Todas as pessoas podem praticar esportes de uma forma mais ambientalmente consciente”, afirma Arnaud De Coster. A mudança terá a duração de um mês e abrange, tanto a fachada das lojas, como o nome e o logo da marca no seu website e redes sociais.

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