close

Decisão dos juros nos Estados Unidos é o grande destaque desta quarta-feira

A expectativa do mercado é para manutenção da taxa americana no patamar de 5% e 5,25% ao ano

Prédio do Federal Reserve

Com inflação desacelerando nos Estados Unidos, Fed deve decidir pausar a taxa de juros no patamar atual | Foto: Getty Images

Nesta quarta-feira, o que deve mexer com os mercados pelo mundo é a decisão sobre os juros nos Estados Unidos. Hoje, o Federal Reserve (Fed, banco central americano) se reúne pela quarta vez neste ano para definir a taxa americana.

As expectativas do mercado são de manutenção dos juros no intervalo de 5% e 5,25% ao ano, indicando pausa no aperto monetário nos Estados Unidos.

O Fed começou a elevar os juros americanos em março de 2022, quando a taxa estava próxima de zero, e desde então aumentou os juros por dez encontros consecutivos. A decisão do Fed será divulgada na tarde desta quarta, às 15h no horário de Brasília.

Logo após esta divulgação, o presidente do Fed, Jerome Powell, dará uma entrevista coletiva explicando a decisão da autoridade monetária. Esta fala costuma dar mais direcionamento ao mercado sobre a condução dos juros nos Estados Unidos.

Outro indicador importante que será divulgado nos Estados Unidos, é a inflação ao produtor. O consenso aponta para uma retração de 0,1% em maio na comparação com abril e inflação de 1,5% em 12 meses.

No Brasil, os olhos dos investidores estarão voltados para as vendas do varejo em abril, com consenso Refinitiv projetando alta de 0,3% na base mensal e de 0,95% na base anual.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra