close

Ibovespa segue o exterior e fecha em leve alta

A Bolsa subiu levemente a 0,14%, aos 109.915 pontos depois de oscilar entre 108.618 e 110.767 pontos; o volume financeiro girou em R$ 24,7 bilhões

Mercado financeiro

Os investidores monitoraram as decisões sobre política monetária nas grandes economias, como EUA e Europa, para controlar a inflação | Foto: Getty Images

Em sessão de perdas e ganhos, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou em leve alta nesta quinta-feira, 8, com os investidores avaliando o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Jerome Powell e a alta dos juros na Europa.

A Bolsa subiu levemente a 0,14%, aos 109.915 pontos depois de oscilar entre 108.618 e 110.767 pontos. O volume financeiro girou em R$ 24,7 bilhões. Com este resultado, o índice acumula ganho de 0,36% em setembro e no ano sobe 4,86%. Já na semana, o Ibovespa recua 0,86%.

Saiba mais

O mercado acionário local acompanha os índices americanos que fecharam em alta após discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Jerome Powell. Dow Jones subiu 0,61%, S&P 500, 0,66% e Nasdaq 0,60%.

Powell disse que o Fed está “fortemente comprometido” em controlar a inflação, mas ainda há esperança de que isso possa ser feito sem os “custos sociais muito altos”, como ocorreu na década de 1980. Naquela época, a política monetária do banco central norte-americano desencadeou uma recessão e a taxa de desemprego chegou a 10%.

“Meus colegas e eu estamos fortemente comprometidos (em reduzir a inflação). Achamos que podemos evitar o tipo de custos sociais muito altos que Paul Volcker e o Fed tiveram que colocar em jogo”, disse Powell.

Os investidores monitoraram as decisões sobre política monetária no mundo. Hoje, o Banco Central Europeu (BCE) anunciou elevação da taxa de juros do bloco em 0,75 ponto percentual.

Segundo o BCE, a taxa de refinanciamento foi aumentada em 0,75 p.p para 1,25%. Além disso, a taxa de depósito foi para 0,75%, uma elevação de 0,75 p.p.

Já a taxa de empréstimos, de acordo com a autoridade europeia, foi para 1,50% ao ano, a alta foi de 0,75 p.p.

As medidas adotadas pelo BCE foram para tentar controlar a inflação na zona do euro que é a maior em 40 anos. O índice de preços ao consumidor (CPI, pela sigla em inglês) subiu 9,1% em agosto, puxado pela alta dos preços dos combustíveis com a guerra.

O resultado de agosto superou a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam estabilidade da taxa em 8,9%.

“O aumento ocorre apesar dos crescentes temores de que a área do Euro entre em recessão nos próximos meses, à medida que o aumento dos preços da energia – em grande parte resultado do estrangulamento do fornecimento de gás europeu pela Rússia – atinge empresas e residências em toda a região”, disse. Simone Pasianotto economista chefe da Reag Investimentos.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra