close

Deslizamento de morro em Ouro Preto destrói casarões históricos

Corpo de Bombeiros faz vistorias na área diante do risco de novos desmoronamentos e evacua centro histórico

Deslizamento em Ouro Preto

Deslizamento derrubou prédios tombados pelo valor histórico, mas não houve vítimas | Foto: Reprodução

Um deslizamento no Morro da Forca, no Centro Histórico de Ouro Preto, destruiu um casarão histórico e um depósito da cidade turística de Minas Gerais nesta quinta-feira, 13. A residência Baeta Neves, construída no século 19, era tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). De acordo com o Corpo de Bombeiros, há risco de novos desabamentos.

Segundo a Defesa Civil Municipal, não houve vítimas, pois o local havia sido evacuado pelo Corpo de Bombeiros diante dos sinais de erosão.

Apesar da pausa da chuva na região, o Morro da Forca já estava sob observação da prefeitura, por ser um local de risco.

Restaurante e hotel estão ameaçados por novos deslizamentos

Os dois edifícios destruídos pertenciam à prefeitura da cidade histórica e estavam desocupados. “Foi um deslizamento de grande proporção. Felizmente os imóveis estavam vazios. O casarão onde funcionou a prefeitura da cidade estava fechado justamente por causa do risco”, informou a Defesa Civil.

O Corpo de Bombeiros está avaliando outros imóveis na área do Morro da Forca. De acordo com informações da corporação, o local apresenta instabilidade, o que pode levar a um novo deslizamento. Ao menos um restaurante e um hotel estão ameaçados.

“As equipes do Corpo de Bombeiros continuam fazendo trabalho de vistoria nas outras residências que ficam na região para verificar a necessidade de evacuar mais casas”, afirmou o porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, tenente Pedro Aihara.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra