Dose de reforço: São Paulo começa a aplicar em quem tem 70 anos ou mais
Nova dose poderá ser recebida por profissionais de saúde que entrarem na fila de espera; todos devem ter sido vacinados em no mínimo seis meses
26/09/2021O Estado de São Paulo começa a aplicar a dose de reforço em pessoas de 70 a 79 anos nesta segunda, 27. Para receber a nova aplicação, é necessário o intervalo de pelo menos seis meses da última dose. A data consta na carteirinha de vacinação que deve ser apresentada no momento da aplicação.
Além de adultos com comorbidades, também passam a ser elegíveis ao reforço os profissionais da saúde, por orientação do Ministério da Saúde, em todo o país. Em São Paulo, porém, esse grupo deve entrar na chamada fila da xepa e aguardar a sobra de algum dos imunizantes para receber a nova aplicação.
O governador João Doria informou neste domingo, 26, que o estado ultrapassou 70% da população adulta com o ciclo vacinal completo. Na sexta-feira, levantamento do consórcio de imprensa mostrou que o Brasil tem 40% da população com o esquema de imunização concluído.
Dose de reforço conta com nova entrega da Pfizer
Neste domingo, a farmacêutica Pfizer entregou ao Brasil mais 2 milhões de doses de seu imunizante, de um total de 100 milhões contratados. Segundo o Ministério da Saúde, das mais de 287 milhões de doses distribuídas aos estados, 75,9 milhões são da Pfizer.
De acordo com a pasta, 229 milhões de doses foram aplicadas em todo o país, sendo que 143,9 milhões foram destinadas para aplicação da primeira dose e 85,2 milhões são de segunda dose ou única.
Doria disse que, em São Paulo, só poderá vacinar profissionais de saúde se os imunizantes chegarem a todos os postos. Nas últimas semanas, a falta do imunizante da AstraZeneca em vários municípios e na capital tem atrasado o programa de vacinação.
Na falta da vacina da Oxford, os postos estão autorizados a aplicar a segunda dose da Pfizer. Com isso, o produto da Pfizer, o único permitido para a vacinação de adolescentes, também chegou a faltar em postos e farmácias parceiras nos últimos dias.
É possível verificar os postos que têm os imunizantes na capital paulista no site Filômetro. Nas demais cidades paulistas, a conferência pode ser feita no portal Vacina Já. A vacina pode ser recebida em qualquer posto ou farmácia parceira, contanto que na mesma cidade das aplicações anteriores.
Se não houver atraso, pessoas de 60 a 69 anos começam a receber a dose adicional no dia 4 de outubro. Mas quem desta faixa etária tiver mais de seis meses da última dose da vacina pode se candidatar a receber doses que porventura sobrem nos postos.