close

Dose reduzida da Pfizer é suficiente para proteger crianças

Farmacêutica testou um terço da dosagem da vacina contra a covid-19 em pessoas de 5 a 11 anos de idade nos Estados Unidos

Enfermeira aplicando vacina da Pfizer que está sorrindo com máscara olhando de frente

Dose reduzida nas crianças da faixa etária mencionada gera níveis de anticorpos comparáveis de jovens de 16 a 25 anos | Foto: Getty Images

Dados divulgados pela farmacêutica Pfizer indicam que uma dose reduzida de sua vacina contra a covid-19 pode proteger as crianças tanto quanto a completa nos adultos.

Segundo o portal ABC, a companhia apresentou resultados de testes do imunizante em pessoas de 5 a 11 anos de idade nos Estados Unidos.

A pesquisa envolvendo 2.268 mostrou que um terço da dose aplicada em adultos forneceu uma “resposta imune robusta e adequada”.

Nesse sentido, a dose reduzida nas crianças da faixa etária mencionada gerou níveis de anticorpos comparáveis aos encontrados em jovens de 16 a 25 anos que tomaram a vacina.

Adicionalmente, os pesquisadores da Pfizer perceberam que os pequenos que receberam doses completas da vacina tiveram mais efeitos colaterais do que as que receberam um terço da dosagem.

Segundo a reportagem, a divulgação dos resultados pode abrir caminho para o início da vacinação de crianças da faixa etária estudada nos EUA.

Isso só acontecerá se a FDA (órgão regulador do país) aprovar os resultados com a vacina da Pfizer.

Conforma a ABC, mais de cinco milhões de crianças – a maioria não elegível à vacinação contra a covid-19 – testaram positivo para a doença.

De acordo com a Academia Americana de Pediatria, as crianças responderam por quase 30% dos novos casos de covid-19 nos EUA em uma única semana em setembro.

No entanto, esse grupo representa 22,2% da população estadunidense.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra