Eletrobras quer se concentrar em energia renovável
Depois de vender a última termoelétrica movida a carvão, empresa quer ser reconhecida como geradora exclusiva de energias renováveis
26/09/2023Em meio aos movimentos globais de transição energética, a Eletrobras aposta na formação de uma postura de transformação para manter o protagonismo no mercado de energia brasileiro. A empresa privatizada no ano passado pretende concentrar sua atuação na geração de energia renovável, o que abre novas oportunidades de captação de recursos no mercado internacional.
“A mudança de cultura é um dos nossos principais desafios. Estamos saindo de uma cultura de comando e controle para uma mentalidade de inovação e empreendedorismo”, afirma Ivan Monteiro, presidente da companhia, durante o J.Safra Brazil Conference. Na visão do executivo, a privatização da Eletrobras, concluída no ano passado abre novas oportunidades para melhorar a gestão de custos e a eficiência operacional da holding.
Para atingir esses objetivos, ele destaca a importância de manter um canal aberto com o poder público. “É preciso se colocar à disposição para dialogar o tempo inteiro”, diz.
Há pouco mais de um mês a frente da presidência da Eletrobras, Ivan de Souza Monteiro apresentou perspectivas para a empresa e comentou sobre sua chegada à liderança do Conselho de Administração. Ivan atuou por mais de 30 anos no Banco do Brasil e quatro na Petrobrás. Ele estava no conselho da Eletrobras há 1 ano quando assumiu a presidência da empresa.
Ao falar sobre a privatização, Ivan ressaltou os ganhos na velocidade nas tomadas de decisão pelo boarding e nas implementações de investimentos. “Temos agilidade para buscar as melhores tecnologias do mercado e fazer os investimentos necessários. Enquanto estatal, uma licitação poderia durar anos para adquirirmos uma máquina, por exemplo”, comentou.
Monteiro destacou que a Eletrobras mantém um conselho atuante, com forte governança e irá seguir as prioridades já definidas. E destaca que será por meio do diálogo que irá buscar resolver os atritos com o governo federal.
Eletrobras quer concentrar atividades em energia renovável
O CEO citou a venda da termoelétrica de Candiota, a última usina a carvão da companhia, como exemplo do esforço para se concentrar em fontes renováveis de energia. “Passamos uma mensagem clara de como vemos o futuro e como queremos caminhar com a Eletrobras”, finalizou.
Segundo o CEO, a intenção é aumentar a participação da Eletrobras na comercialização do mercado de energia, se apresentando de forma competitiva.
“Queremos vender soluções para nossos clientes”. Questionado sobre possíveis aquisições, ele afirmou: “Não vamos fazer aquisições no exterior e nem no Brasil. Já temos uma porção de ativos aqui”. Sobre novas tendências, como hidrogênio verde, Monteiro declarou que as discussões ainda irão ocorrer no conselho.
J. Safra Brazil Conference
O megaevento realizado pelo Banco J. Safra acontece entre hoje (26) e amanhã (27/09) no hotel Grand Hyatt, em São Paulo (SP), e contará com palestras de personalidades nacionais e estrangeiras.
São mais de 100 empresas brasileiras, com agendas de painéis sobre temas da atualidade e mais de 1.000 convidados entre executivos e investidores. O objetivo é discutir o cenário macroeconômico e político do Brasil e do mundo. (Daniel Lopes)