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Embraer fecha contrato para conversão de jatos em aviões cargueiros

Aeronaves serão entregues a partir de 2024 e virão da atual frota do cliente, cujo nome e valor pago pelo serviço não foram divulgados

Dois E-Jets da Embraer convertidos em cargueiros na cor preta, voando com céu azul

Embraer investe em novas áreas, sendo pioneira no uso de combustível de aviação sustentável, que será chave para o setor nos próximos 20 anos | Foto: Divulgação

A Embraer informou nesta sexta-feira, 24, que assinou um pedido firme para conversão de 10 E-Jets em aviões cargueiros (P2F, passenger to freight, em inglês). O nome do cliente e os valores não foram divulgados.

Segundo a empresa, as aeronaves virão da atual frota de E-Jets deste cliente, com entregas a partir de 2024. Este é o primeiro contrato firme para a conversão de E-Jets, sendo o segundo acordo para esse tipo de operação.

Saiba mais

Em maio, a Embraer e a Nordic Aviation Capital (NAC) anunciaram um acordo para ter até 10 posições de conversão para os jatos E190F/E195F.

As conversões para cargueiro serão realizadas nas instalações da Embraer no Brasil e incluem:

  • Porta de carga dianteira principal;
  • Sistema de movimentação de carga;
  • Reforço do piso;
  • Barreira de carga rígida (RCB, na sigla em inglês) – barreira 9G com porta de acesso;
  • Sistema de detecção de fumaça de carga (compartimento de carga do convés principal classe E);
  • Alterações no Sistema de Gestão do Ar (arrefecimento, pressurização, etc);
  • Remoção de interior e provisões para transporte de materiais perigosos.

Conforme a Embraer, combinando os compartimentos de carga inferior e superior, a carga útil estrutural máxima é de 13.150 kg para o E190F e de 14.300 kg para o E195F. (AE)

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