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Embraer fecha contrato para conversão de jatos em aviões cargueiros

Aeronaves serão entregues a partir de 2024 e virão da atual frota do cliente, cujo nome e valor pago pelo serviço não foram divulgados

Dois E-Jets da Embraer convertidos em cargueiros na cor preta, voando com céu azul

Este é o primeiro contrato firme da Embraer para a conversão de E-Jets em cargueiros, sendo o segundo acordo para esse tipo de operação | Foto: Divulgação

A Embraer informou nesta sexta-feira, 24, que assinou um pedido firme para conversão de 10 E-Jets em aviões cargueiros (P2F, passenger to freight, em inglês). O nome do cliente e os valores não foram divulgados.

Segundo a empresa, as aeronaves virão da atual frota de E-Jets deste cliente, com entregas a partir de 2024. Este é o primeiro contrato firme para a conversão de E-Jets, sendo o segundo acordo para esse tipo de operação.

Saiba mais

Em maio, a Embraer e a Nordic Aviation Capital (NAC) anunciaram um acordo para ter até 10 posições de conversão para os jatos E190F/E195F.

As conversões para cargueiro serão realizadas nas instalações da Embraer no Brasil e incluem:

  • Porta de carga dianteira principal;
  • Sistema de movimentação de carga;
  • Reforço do piso;
  • Barreira de carga rígida (RCB, na sigla em inglês) – barreira 9G com porta de acesso;
  • Sistema de detecção de fumaça de carga (compartimento de carga do convés principal classe E);
  • Alterações no Sistema de Gestão do Ar (arrefecimento, pressurização, etc);
  • Remoção de interior e provisões para transporte de materiais perigosos.

Conforme a Embraer, combinando os compartimentos de carga inferior e superior, a carga útil estrutural máxima é de 13.150 kg para o E190F e de 14.300 kg para o E195F. (AE)

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