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Embraer lança programa para tornar jatos de passageiros em cargueiros

Conversão dos modelos E190 e E195 visa atender à demanda do e-commerce. Conversão deve estar disponível em 2024

Conceito de um dos jatos cargueiros da Embraer, na cor preta, durante voo

A Embraer enxerga um mercado para jatos cargueiros de aproximadamente 700 aviões ao longo de 20 anos | Foto: Divulgação

A Embraer anunciou nesta segunda-feira, 7, um programa para converter seus jatos de passageiros E190 e E195 em cargueiros.

Com isso, a fabricante brasileira de aviões entra para o mercado de transporte aéreo de carga, tendo em vista à nova demanda gerada principalmente pelo e-commerce.

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Conforme anúncio oficial, a conversão completa dos jatos para os cargueiros, que serão batizados de E190F e E195F, deve estar disponível para o início de 2024.

A Embraer enxerga um mercado para aeronaves desta dimensão de aproximadamente 700 aviões ao longo de 20 anos.

A ideia é que as novas aeronaves preencham uma lacuna observada pela companhia entre os cargueiros turboélices e jatos narrowbodies (fuselagem estreita) maiores.

“A nossa conversão de E-Jets P2F chega ao mercado em um momento em que a procura de frete aéreo para carga continua a decolar, e à medida que o comércio eletrônico e o comércio em geral passam por uma transformação global”, afirma Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.

Segundo a Embraer, os jatos cargueiros terão 50% a mais de capacidade de volume e três vezes mais autonomia do que os grandes turboélices de carga e custos de operação até 30% do que os jatos narrowbodies.

O E190F poderá transportar uma carga útil de 23,600 libras (10,700 quilos) enquanto o E195F pode transportar uma carga útil de 27,100 libras (12,300 quilos).

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A conversão para cargueiro será realizada nas instalações da Embraer no Brasil e inclui:

  • Porta de carga do convés principal;

  • Sistema de movimentação de carga;

  • Reforço do piso;

  • Barreira de carga rígida (RCB) - Barreira 9G com porta de acesso;

  • Sistema de detecção de fumaça no cargueiro, incluindo extintores de classe "E" no compartimento de carga superior;

  • Alterações no sistema de gestão do ar (arrefecimento, pressurização, etc.);

  • Remoção interior e provisões para transporte de materiais perigosos.

Oportunidades com os jatos cargueiros da Embraer

De acordo com a empresa, a conversão dos aviões tem em vista três oportunidades:

  1. As atuais aeronaves de carga de fuselagem estreita são antigas, ineficientes, altamente poluentes e estão dentro da janela de reforma ou aposentadoria;

  2. A intersecção entre comércio, negócios e logística levou a uma demanda generalizada e sem precedentes por frete aéreo, sobretudo por entregas no mesmo dia e operações descentralizadas;

  3. Os primeiros E190 e E195 que entraram em serviço há cerca de 10 ou 15 anos estão saindo de arrendamentos de longo prazo e iniciando seu ciclo de substituição durante a próxima década. A conversão completa para carga prolongará a vida útil dos jatos mais maduros por mais 10 a 15 anos, e incentivará a substituição por aeronaves mais eficientes, mais sustentáveis e mais silenciosas.

“Com mais de 1.600 E-Jets entregues em todo o mundo, os clientes deste novo segmento de cargueiro se beneficiarão de uma rede de serviços global, madura e bem estabelecida, além de contar com um abrangente portfólio de produtos prontos para apoiar suas operações desde o primeiro dia", disse Johann Bordais, Presidente & CEO, Serviços e Suporte da Embraer.

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